Perdi uma nota dentro do meu Evernote ūüė≤ | 276

Tenho mais de 11 mil notas guardadas no meu Evernote e, mesmo com essa enorme quantidade de informa√ß√Ķes armazenadas, sempre encontrei tudo que precisei em poucos segundos.

Aplico o que chamo de Organização Inteligente. Falo sobre o assunto o tempo todo nos meus vídeos, mas resumindo em poucas palavas, significa organizar o que precisa ser organizado e deixar o resto a cargo da poderosa busca do aplicativo.

Uso o Evernote h√° mais de 10 anos e nunca havia passado pelo que passei esses dias. √Č estranho dizer algo assim, mas perdi um documento dentro do aplicativo ūüė≤. J√° estava quase a ponto de desistir depois de ter procurado por uns 10 minutos e uma ideia me ocorreu. Usei uma outra informa√ß√£o na caixa de busca e finalmente encontrei o documento que tanto precisava naquele momento.

Pauta criada e editada no Evernote, workflow controlado no Trello e vídeo produzido nos aplicativos Luma Fusion e WeVideo no meu Chromebook Acer R11.

 

SERVIÇOS QUE USO, GOSTO E RECOMENDO

 
 

Evite o Fake News. Leia na fonte usando um Quadro do Trello | 275

Uma forma de se prevenir e evitar as fake news √© ler conte√ļdo direto das fontes que voc√™ considera seguras. Dica: compartilhamentos no Facebook n√£o s√£o o melhor lugar para se informar com seguran√ßa.

Gosto muito do Twitter porque posso seguir jornais, revistas, jornalistas e at√© mesmo as assessorias de imprensa de empresas e institui√ß√Ķes. O problema √© que existem alguns blogs que quero acompanhar mais de perto e muitas vezes as publica√ß√Ķes deles desaparecem no meio de tantas noticias.

Para resolver essa situa√ß√£o, criei um Quadro no Trello e estou encaminhando automaticamente para l√° o conte√ļdo de alguns blogs. Meu objetivo √© centralizar as informa√ß√Ķes e ao mesmo tempo poder aplicar algum fluxo Kanban no futuro.

Basicamente o que estou fazendo √© usar um Quadro que chamei de Reading List (Lista de Leitura) e que cont√©m Listas para cada publica√ß√£o ou empresa. Por exemplo, Evernote, Trello, Zapier etc. onde os novos conte√ļdos e links para as respectivas p√°ginas web aparecem em cart√Ķes que s√£o automaticamente criados no topo de cada Lista.

Para automatizar o processo estou usando uma regra do IFTTT que fica de olho em novas publica√ß√Ķes e cria o Cart√£o na Lista espec√≠fica. As novidades em cada site podem ser acompanhadas usando o endere√ßo RSS da publica√ß√£o. Assista o v√≠deo para entender como fazer e caso queira se aprofundar no assunto, recomendo meu curso de automa√ß√£o de processos online.

No momento o Quadro est√° muito b√°sico, s√£o apenas Listas em ordem alfab√©tica, mas meu plano √© elaborar as cosias no futuro usando o Kanban. Por exemplo, criar uma Lista espec√≠ficas para temas que quero ler ou que s√£o interessantes para serem explorados em um tema no Canal. Por√©m, a simples organiza√ß√£o em Listas j√° mostra alguns elementos interessantes. Por exemplo, sei quem publica mais conte√ļdo e com que frequ√™ncia.

√Č uma informa√ß√£o que, ao menos no momento, n√£o tem nenhuma relev√Ęncia para mim, mas essa visualiza√ß√£o instant√Ęnea de indicativos √© um dos benef√≠cios do Kanban.

D√™ uma olhada no Quadro que usei como exemplo no v√≠deo e em segundos, sem nenhum esfor√ßo, voc√™ saber√° que blog publica mais conte√ļdo.

Um Quadro bem constru√≠do apresenta informa√ß√Ķes claras rapidamente. A prop√≥sito, se precisar de ajuda para montar um bom quadro e treinar sua equipe no uso do Kanban, entre em contato.

Pauta criada e editada no Evernote, workflow controlado no Trello e vídeo produzido nos aplicativos Luma Fusion e WeVideo no meu Chromebook Acer R11.

 

SERVIÇOS QUE USO, GOSTO E RECOMENDO

 
 

Chat de Atendimento Online gratuito (JivoChat) | 274

H√° pouco mais de um ano instalei o JivoChat por indica√ß√£o de uma amiga e algumas horas depois uma pessoa interessada nos meus servi√ßos entrou em contato comigo. Desde ent√£o ele j√° me ajudou com diversos outros clientes.

Al√©m de mostrar uma janela para chat para que os visitantes do site da sua empresa possam entrar em contato com voc√™, o JivoChat pode ser tamb√©m integrado ao Telegram, Facebook Messenger, Viber, telefone VoIP e outros servi√ßos e criar uma central de conversas que podem ser respondidas por uma pessoa ou distribu√≠das entre operadores.

O objetivo do meu vídeo de hoje é apresentar as principais características da versão gratuita do serviço para que você possa conhecer e até mesmo instalar e testar o JivoChat. E fique tranquilo porque uma boa parte dos recursos mais importantes funciona na versão gratuita.

O primeiro passo é visitar o endereço jivochat.com e criar uma conta.

Siga os passos de cadastro e logo no in√≠cio do o processo de cria√ß√£o e ativa√ß√£o da sua conta voc√™ poder√° encaminhar um email para o respons√°vel t√©cnico que cuida do seu site. Mas caso tenha conhecimentos b√°sicos na gest√£o de websites, perceber√° que o procedimento √© muito simples e as instru√ß√Ķes est√£o todas em portugu√™s.

Uma vez concluído seu cadastro, verá alguns ícones na lateral esquerda da página de administração. Os três primeiros no topo levam para a caixa de entrada, conversas em andamento e arquivo de mensagens.

Os √≠cones na parte de baixo s√£o respectivamente: [Telefone] para configurar o servi√ßo de atendimento via liga√ß√Ķes de voz (VoIP), sobre o qual falarei no pr√≥ximo v√≠deo; [Equipe] para ver e gerenciar os membros da sua equipe; [Estat√≠sticas] dos visitantes na p√°gina onde est√° instalado a janela de chat; [Pro], ou seja os recursos da vers√£o paga, que tamb√©m explicarei em um pr√≥ximo v√≠deo e, finalmente, [Configura√ß√Ķes] de usu√°rios e canais conectados ao servi√ßo de chat.

O JivoChat chama de canais os diversos tipos de serviços conectados. Por exemplo, a janela de chat no seu site é um canal, o Facebook Messenger, Telegram, Viber etc. também são considerados canis.

Para conectar canais, clique em Adicionar Canais e escolha uma opção. No caso do site você precisará incluir um código na página onde deseja ver a janela de chat. No caso do Facebook Messenger, basta seguir os passos de integração clicando na logo do Facebook dentro do painel.

J√° os canais Telegram e Viber precisam ser configurados tamb√©m dentro dos aplicativos e demonstrarei como em um pr√≥ximo v√≠deo. Mas h√° instru√ß√Ķes detalhadas no site do JivoChat.

O importante é que você poderá centralizar todas as mensagens que recebe de cada um dos mensageiros. Por exemplo, se alguém enviar uma pergunta para sua empresa a partir do Facebook Messenger ligado à sua página corporativa na rede social, a mensagem será redirecionada para seu painel no JivoChat e toda comunicação pode continuar por lá. O mesmo vale para todos os outros serviços conectados.

E para facilitar ainda mais centraliza√ß√£o das suas comunica√ß√Ķes, existem tamb√©m aplicativos para Android e iOS, que recomendo que instale no seu telefone ou tablet.

Conhece algu√©m que precisa de um servi√ßo de chat? Use os bot√Ķes abaixo e encaminhe este conte√ļdo para ele ou ela. A prop√≥sito, se ainda n√£o √© assinante, assine meu Canal no YouTube para ser notificado a cada nova publica√ß√£o.

Pauta criada e editada no Evernote e v√≠deo editado e publicado usando o App WeVideo no meu Chromebook Acer R11. Seja um membro, tenha acesso a conte√ļdo exclusivo e ajude a manter o Canal.