PT | EN

Antes de mais nada, é importante estabelecermos uma distinção. Apesar de usarmos constantemente o termo “nota” para aquilo que escrevemos no Obsidian, a verdade é que, para o aplicativo, tudo que criamos ou colocamos lá dentro é um arquivo.

2026-01-25 note name.png

Essa é uma distinção que vai além da semântica. Arquivos nos nossos computadores existem com base em um conjunto de regras. Por exemplo, todos eles têm uma extensão e há caracteres como o : que não podem ser usados. Portanto, na prática, essas mesmas regras se aplicam ao que armazenamos no Obsidian.

No vídeo abaixo, parte do curso sobre o Bases, falo um pouco mais sobre o assunto e sua relação com o Bases.

Para línguas como o inglês, que não usam acentos e outros caracteres especiais, essas regras quase não são perceptíveis. Mas ainda assim, há situações em que elas podem ser inconvenientes. Por exemplo, Windows e Android não permitem o uso do ponto de interrogação no nome de arquivos. Já no macOS, isso não é um problema. Ou seja, alguém como eu, que usa Android e Mac, terá parte do conteúdo não sincronizado por conta de caracteres proibidos.

A Solução

Essa foi uma das razões que me levou a simplificar ao máximo o nome dos meus arquivos no Obsidian seguindo o padrão YYYY-MM-DD HH.mm. Essa representação também ajuda muito na ordenação de tudo que tenho guardado no aplicativo. Diferente da simplicidade que havia no Evernote, mudar a data de criação é uma tarefa bastante complicada no Obsidian. Ou seja, usando a data no nome do arquivo, posso definir a ordenação como alfabética invertida e tenho uma timeline do meu conteúdo.

De Organização Pessoal a Trabalo em Equipe. Simplifique processos e organize-se com meus Cursos Online.

A data no nome do arquivo e na propriedade date é criada com a ajuda do plugin oficial Unique Note Creator. Caso esteja curioso, as demais propriedades e plugins que uso estão nesta página (em inglês). Já o título da nota é criado na propriedade title, onde posso usar qualquer símbolo que eu desejar.

Os Problemas

Tenho usado o Obsidian dessa forma desde outubro do ano passado (2025) e estou bastante contente. É algo que tem sido especialmente útil quando crio notas no telefone. Porém, aquelas datas não servem para nada quando preciso encontrar uma nota. O que significa que, sem diversas tabelas do Bases que criei, seria impossível encontrar informações com agilidade.

Outro problema é que não posso usar o [[]] e simplesmente escrever dentro o nome de uma nota para criar uma ligação. Afinal, não há a menor hipótese de conseguir associar os números que representam as datas de criação com o conteúdo de uma nota. É algo que eu raramente faço, mas quando preciso ligar notas, o processo de ter que primeiro encontrar a nota, consultando uma tabela do Bases, cria algum atrito e acaba por interromper meu flow em determinadas situações.

O que não tem solução, solucionado está.

Enfim, por ora não penso em mudar nada porque, na maior parte do tempo, as coisas funcionam muito bem como estão. E tenho certeza de que as novidades prometidas para o Bases tornarão meu sistema de organização ainda melhor. Aliás, o curso que lancei ontem sobre o Bases é a base (com perdão do trocadilho 😊) para um outro curso — em construção — onde explico como organizo toda minha vida pessoal e profissional usando o Timeline System no Obsidian.