Propriedades que atualmente uso em todas as minhas notas do Obsidian.
PT | EN
Todas as minhas notas do Obsidian são criadas com o plugin Unique Note Creator usando um único modelo de nota com as propriedades que preciso para criar diversas tabelas e outras visualizações no Bases. Para saber como configuro meu Obsidian, clique aqui.
Após algum tempo testando propriedades mais genéricas que eu pudesse usar em diversas situações, cheguei ao grupo abaixo. Porém, estou sempre fazendo alguns pequenos ajustes e esta é a configuração que estou usando no momento.
title
Formato: Texto
Para os títulos das notas, sem que eu precise me preocupar com caracteres proibidos.
date
Formato: Data & Hora
Data e hora da criação da nota, incluídas automaticamente usando {{date:YYYY-MM-DD HH:mm}} no meu modelo de nota.
duedate
Formato: Data
Essa propriedade foi adicionada recentemente, já pensando na futura visualização de calendário do Bases. Por ora, tenho uma tabela no Bases para notas que precisam de alguma atenção no futuro. A tabela é criada com base na propriedade duedate e a caixa da propriedade status desmarcada. Quando faço o que tenho que fazer naquela nota ou a respeito daquela nota, marco a caixa e a nota desaparece da lista.
number
Formato: Número
Usada para tudo relacionado a números. Quilômetros que corri, número do episódio de podcasts, número de documentos etc. Passou recentemente a ser usada em substituição a propriedade liters (litros), que existia só para controle de combustível do meu carro.
value
Formato: Número
Qualquer número relacionado a valor monetário. Valor pago por um cliente de mentoria, valor de uma nota, etc.
location
Formato: Texto
Para coordenadas geográficas na criação de mapas via Bases ou Map View.
Descubra o poder do Bases no Curso Bases do Obsidian, acompanhando um passo a passo de como instalar e como criar suas tabelas, listas, cartões e mapas, e mais usando filtros básicos e avançados.
url
Formato: Texto
Links para posts do meu blog criados automaticamente pelo plugin Micro.publish e também para páginas web que salvo via Web Clipper.
file
Formato: Texto
Às vezes preciso colocar links para arquivos que quero ver nas minhas tabelas do Bases. Por exemplo, episódios do podcast ou recibos de cliente.
card
Formato: Texto
Se houver uma imagem na nota, o endereço dela é também incluído nesta propriedade. No futuro, se eu criar uma visualização de cartão no Bases, já sei exatamente qual propriedade usar.
type
Formato: Texto
Para especificar o tipo da nota. Por exemplo: Blog (post), Session (sessão de mentoria), Meeting (reunião), Clipping (nota capturada via Web Clipper.), Itinerary (itinerário de viagem), etc. A maior parte das minhas tabelas no Bases são criadas com o cruzamento das propriedades type e tags.
company
Formato: Texto
Para nome de empresas de clientes e colaborações.
people
Formato: Lista
Para nomes de pessoas mencionadas na nota. Pessoas da família, amigos, clientes, etc.
tags
Formato: Lista
Para subcategorização da propriedade type. Por exemplo, em type: Itinerary (itinerário), sempre adiciono etiquetas das cidades visitadas. No caso de type: Blog incluo algumas etiquetas como Obsidian, Bases, etc.
status
Formato: Checkbox
Predefinido como false (desmarcado), usado para indicar que o que quer que eu tenha que fazer com a nota ou a respeito da nota ainda não está feito. Por exemplo, o type: Clipping e status: false são sempre automaticamente adicionados a artigos que capturo com o Web Clipper.. Quando leio o artigo, marco a caixa como concluída e o artigo desaparece da lista de leitura.
Savar texto é só o basico. O curso Web Clipper do Obsidian é um passo a passo onde você aprenderá todos os recursos dessa incrível ferramenta. Descubra como definir o que aparecerá em cada uma das suas propriedades, como resumir notas com IA, marcar texto e muito mais.
Lista das Categorias
(caso queira copiar)
title:
date: {{date:YYYY-MM-DD HH:mm}}
duedate:
number:
value:
location:
url:
file:
card:
type:
company:
people:
tags:
status: false