Deixar de usar o Kindle foi, em realidade, um processo relativamente longo que venho compartilhando no YouTube e no meu blog.

2025-11-30 Supernote and BookFusion.jpg

O primeiro passo foi remover o DRM dos meus livros comprados na Amazon e usar o Calibre para gerenciar minha biblioteca. Que, a propósito, passou a ser armazenada no meu cofre do Obsidian. O próximo passo foi testar alguns leitores.

Supernote

O Supernote tem um leitor de ePub e, como meus livros já estavam no Obsidian, foi só uma questão de sincronizar a pasta da biblioteca com o Supernote para abrir e ler qualquer um dos meus eBooks.

Há ainda outras vantagens. Por exemplo, posso usar a caneta e fazer anotações no próprio livro, que depois podem ser enviadas para diversas partes, até mesmo para notas do Obsidian, usando o recurso Digest.

Porém, há uma grande desvantagem. Só posso ler usando o Supernote.

BookFusion

O BookFusion é um leitor que eu já vinha testando no Android, mas que também tem aplicativos para iOS, Mac, Windows e até a web. E assim como acontece no Kindle, minhas anotações, posição de leitura, grifos, etc. são automaticamente sincronizadas entre todos os aparelhos.

Como o Supernote é, na realidade, um “Android disfarçado” ☺️, instalei o BookFusion nele também e passei a ter acesso aos livros que estou lendo, independentemente do dispositivo.

Outra vantagem são as diversas integrações. Por exemplo, há um plugin para o Calibre, que facilita o envio de livros para a nuvem do BooksFusion. Em breve publicarei um vídeo explicando como instalar e usar este recurso.

Outro vídeo, também já gravado, é sobre um plugin incrível que permite sincronizar as nossas anotações, grifos, capa, progresso do livro e mais uma infinidade de outros detalhes com o Obsidian.

Os dois vídeos serão publicados em breve.

Por ora, caso ainda não tenha assistido, sugiro o vídeo abaixo sobre como usei o Calibre para ter controle total sobre minha biblioteca.