Há um bom tempo que sonho com um único dispositivo que eu possa usar de forma portátil, similar ao que fazemos com nossos telefones, e, quando necessário, poder conectá-lo a um teclado e monitor para ter uma experiência de desktop.

No passado, pensei que estávamos caminhando para este momento e que logo chegaríamos lá, afinal, nossos telefones e tablets já são verdadeiros computadores. Por exemplo, meu MacBook Air M1 é basicamente um iPhone no corpo de um laptop. Além disso, é possível instalar aplicativos Android e iOS no Chrome OS e no macOS.

Mas a indústria obviamente prefere nos vender múltiplos dispositivos. Basta olhar para conceitos como o Dex, iPadOS, Android com teclado e mouse, etc. Eles funcionam muito bem como dispositivos móveis, mas não são sistemas de verdade para desktop. Cada um deles tem suas limitações. Algumas vezes são extensões que não podemos usar, outras vezes são dificuldades de acesso ao sistema, poucos aplicativos para desktop que podem ser instalados e assim por diante.

Essa paralisia é algo que me frustra bastante, já que os equipamentos são extremamente poderosos.

O que quero é um equipamento que eu possa levar comigo o tempo todo e usar via tela touch, como fazemos com nossos telefones. Mas quando chegar no escritório, um hotel, ou mesmo na minha mesa em casa, posso ligar um monitor, teclado etc. para trabalhar como num desktop. E, com uma boa quantidade de armazenamento, posso ter todo o conteúdo do projeto Homem das Cavernas Digital sempre comigo.

Como algo assim não existe e provavelmente não existirá tão cedo, pensei em construir um. Não sei se o Raspberry Pi é o “motor” ideal para esta ideia, mas penso que é algo que pode facilitar minha vida por conta dos inúmeros projetos em formato de software e hardware já criados para ele.

Enfim, depois que falei sobre isso em uma live recente, decidi que preciso primeiro testar se o Pi tem poder suficiente para atender minhas necessidades em termos de desktop. Portanto, o primeiro passo é comprar um Pi 5 e começar a instalar e testar alternativas que me permitam realizar meu trabalho.