A história do episódio de hoje é uma história real.

Uma grande corporação, o Google e o seu Google Maps me deixaram na mão e eu fui salvo duas vezes por um app open source que vive de doações.

O Organic Maps, já falei sobre ele aqui no podcast.

Até fiz uma doação.

Eu normalmente faço doações para essas empresas que eu uso, essas pequenas empresas que são mantidas por uma pessoa ou um grupo de pessoas ou são open source.

Eu vou alternando, faço uma doação para uma, para outra, para outra e vou num ciclo, mas dessa vez eu tive que parar e fazer a doação e ignorar o meu ciclo de doações.

A história foi a seguinte.

Nada dramático, mas talvez pudesse acabar se tornando algo dramático em uma situação um pouco mais complicada.

Não sei se você está acompanhando, mas estão acontecendo algumas tempestades, chuvas muito fortes em Portugal, várias coisas acontecendo, algumas cidades foram bem devastadas.

E nós tínhamos uma viagem programada e paga, comprada o ano passado, já há bastante tempo, para um local bem afastado da costa, quase lá na fronteira com a Espanha, mas que podia acontecer alguma coisa, não se sabe, não há como saber.

E na viagem daqui para lá também podia acontecer alguma coisa, nós íamos de carro, fomos de carro e alguns dias antes da viagem eu comecei a entrar em contato, nós dois começamos a entrar em contato, eu e minha esposa, com o hotel, acompanhar o que estava acontecendo nas notícias, dar uma olhada nos incidentes que podiam estar acontecendo na estrada, bloqueios de estrada e coisas desse tipo.

E nós chegamos a uma conclusão de que vamos, está tudo bem, está tranquilo, pelo menos lá nesse local, e vamos com a cabeça aberta para ficar no hotel, mas levamos várias coisas, quebra-cabeças e outras coisas para ficar no hotel descansando.

Acabou que o primeiro dia foi chuvoso, mas aí depois a chuva diminuiu e aí teve uma oportunidade de um dia de sol muito bonito para uma trilha bem longa, ali perto de 12 quilômetros.

O Organic Maps nos salvou em duas situações, a primeira delas, eu não vou dizer salvou porque na verdade ajudou de forma muito intensa.

Para chegar ao hotel nós tínhamos que passar por cima de um rio, uma ponte, que na verdade nem era uma ponte, era algo que era no cruzamento de dois rios, então era numa pontinha, não uma ponte pequena, uma pontinha do rio, e o Google por alguma razão, depois do primeiro dia, que foi o dia que nós chegamos e nós passamos por esse lugar, ele não queria mais nos levar para esse lugar.

E eu conseguia ver o lugar onde nós estávamos, eu ia lá de vez em quando para ver, fiquei acompanhando para ver se não estava tendo nenhum enchente subindo e inundando aquela pista, e não, estava bem tranquilo.

Só que nos outros dias o Google não queria levar a gente de volta por aquele caminho, ele fazia uma volta imensa para chegar no hotel, porque na verdade existe uma ponte em frente, quase em frente ao hotel e essa estava de fato interditada, e esse caminho já era um caminho mais longo, porém muito mais perto do que a volta imensa que o Google queria que nós fizéssemos.

Aproveitando, acabei não mencionando no início do episódio, quem prefere ouvir esse episódio também está disponível somente em áudio em vladcampos.com.br podcast, você vai encontrar os links para todas as plataformas.

Normalmente se você procurar pelo nome você acha, mas os links estão lá também.

Enfim, o Google ficava mandando fazer essa volta imensa, o que me preocupava porque eu não sabia como essas outras pistas iam estar, como essas outras estradas iam estar, e era um tempo enorme, um gasto enorme de combustível.

Então o que eu fiz?

Eu marquei com o Organic Maps o ponto onde era a ponte, essa que estava funcionando, e todas as vezes eu pedia para ele me levar para esse destino, já que o Google não conseguia.

E foi muito bom eu ter feito isso porque com o passar do tempo o Google parou de funcionar.

Na verdade não foi o Google, estavam acontecendo, não sei se ainda está acontecendo, mas estavam acontecendo os problemas de conexão com a internet por causa das chuvas, parece que algumas torres foram danificadas de telefonia, então eu não conseguia mais entrar no Google Maps.

E o Google Maps tem uma função offline, você pode baixar mapas, eu normalmente baixo mapas dos lugares para onde eu vou e por alguma razão eu não fiz isso dessa vez, esqueci. Mas o Organic Maps só funciona se você baixar os mapas, porque ele não está conectado a um servidor, é tudo local, a única coisa que ele usa é o GPS.

Então todas essas viagens que eu costumo fazer aqui em volta, sul, norte de Portugal, um pouco da Espanha, tudo foi sendo baixado automaticamente para o Organic Maps, porque a partir do momento que você começa a usar ele começa a baixar os mapas, não tem opção, não é igual ao Google Maps que você vai lá e baixa intencionalmente.

O Organic Maps baixa para você porque ele precisa dos mapas para funcionar, e são mapas riquíssimos em informação, todo tipo de detalhe que você puder imaginar tem lá, só não tem detalhes de um tempo real, e é por isso que eu acabo preferindo usar o Google nessas viagens, especialmente nessa situação, eu estava usando o Google para ter essas informações em tempo real.

Mas quando o Google parou de funcionar, quando a internet estava muito ruim e o Google parou de funcionar, eu tinha o mapa do Organic Maps, então ele me salvou aí nessa situação de me conseguir levar para o lugar onde fazia sentido eu ir, para esse cruzamento, e também especialmente me deu os mapas.

E esse ter os mapas foi na verdade o mais importante, poderia acabar numa situação mais complicada ser essencial ter esses mapas, porque como eu disse estava tudo relativamente bem, e eu tenho certeza que se eu perguntasse para alguém, a pessoa ia me apontar o caminho e eu ia conseguir chegar no hotel.

Mas numa outra situação mais calamitosa, algum problema maior, com certeza ter os mapas sem a necessidade de conexão com a internet e no nível de detalhe que os mapas do Organic Maps são, porque eles são mapas do OpenStreetMap, o nível de detalhamento é impressionante, o nível de informação que tem ali é impressionante, para pedestres, ciclovias, transporte público, tem tudo ali, e então ter esses mapas foi o que me deixou tranquilo quando o Google começou a falhar, e eu passei a usar o Organic Maps em todos os próximos dias, porque eu não conseguia mais usar o Google, e eu tinha lá o Organic Maps para me ajudar.

Então esse foi o primeiro momento em que uma pequena empresa que vive de doações e de contribuições de pessoas, contribuições mesmo nos mapas, me salvou, e tenho certeza que me salvaria em várias outras situações, enquanto que uma grande corporação não está muito preocupada conosco, está mais preocupada com outras coisas. Esse não é o tema principal do episódio de hoje, é muito mais falar sobre isso, de como essas alternativas que eu venho difundindo e compartilhando aqui, elas são muito mais poderosas do que nós imaginamos.

Essa é outra situação que eu acho que me salvou mesmo, porque essa poderia terminar em algo um pouco mais complexo.

Essa trilha que eu mencionei, que nós fomos fazer, que é uma trilha de 12 quilômetros, não é uma trilha que se faz normalmente nessa época do ano, é uma trilha que se faz em outras situações, mas como, e também eu nunca faria essa trilha se estivesse chovendo, se a meteorologia tivesse dito que ia chover, e se o dia não estivesse tão aberto e ensolarado como estava naquele dia.

As trilhas que nós já fizemos aqui são muito bem sinalizadas, você tem aqueles códigos da trilha, você sabe para onde ir, olhando os códigos, se vai reto, se não pode ir reto, vai direita, esquerda, mas duas coisas acontecem, uma delas é que os sinais às vezes estão um pouco apagados, é difícil de ver os sinais, outras vezes existem duas trilhas que se cruzam, uma trilha menor que cruza com uma maior, ou uma que vai para o outro lado, enfim, e às vezes você não vê um sinal em uma e você vê o sinal no outro, ou às vezes você está distraído, que foi o meu caso, estava ali conversando com a esposa, o cachorro, o cão ali do lado, e toda aquela situação, eu não via uma das entradas e nós seguíamos reto, porque parecia ali pelo Organic Maps que a gente estava seguindo na direção correta.

E de repente quando eu voltei, eu não ficava com o aplicativo na mão, eu queria ver a trilha, curtir a trilha e tal, não ficava com o telefone na mão, então eu andava um pouco e depois eu olhava para o aplicativo para ver como estava.

E aí eu vi que ele estava se desviando, afastando um pouco da curva que eu deveria ter feito.

E o Organic Maps tem um mapa de trilhas, tem um botão lá que você seleciona e você vê a camada de trilhas, então eu sabia que eu estava errado, porque estava muito distante, uma coisa é quando está um pouquinho fora ali da linha, mas estava muito distante da linha, então eu sabia que estava errado, olhei no mapa e falei é, tem uma outra entrada que está lá em cima, provavelmente nós não vimos a entrada e demos bobeira aqui e passamos direto.

Aí nós voltamos, caminhamos até lá em cima e aí eu consegui encontrar a entrada e depois seguir.

E