Por que migrei para o Google Tarefas?

Já havia migrado as poucas tarefas que uso do Evernote para o Obsidian. Porém, há algum tempo mudei novamente. Dessa vez para o Google Tarefas.

Antes de mais nada, vale um aparte sobre ter um sistema em lugar de querer que o aplicativo seja a solução dos seus problemas. Como criei um sistema de tarefas que resolve as minhas necessidades, não há sofrimento quando decido migrar para outro aplicativo. O que me faz eficiente é meu fluxo de trabalho e não a ferramenta.

E sobre tarefas em si, você que já foi meu aluno de mentoria ou que acompanha meu conteúdo há algum tempo, sabe que não gosto delas. Em minha opinião, há dois problemas principais:

  1. Como tarefas têm apenas dois status, concluídas ou não, é impossível saber qual o estágio do que está sendo executado. Em outras palavras, não há como acompanhar de forma visual o progresso de uma tarefa.
  2. É comum as pessoas estimarem mal o tempo de execução de cada tarefa, o que leva ao erro de adicionarem à lista muito mais itens do que o razoável. A consequência natural é a incapacidade de concluir as tarefas do dia ou da semana. Em outras palavras, a lista frequentemente gera ansiedade.

Você sabia?

Quando o Google Tarefas foi lançado, havia um app para Android e iOS, porém no computador, não existia um espaço dedicado para elas. A única forma de interagir com as tarefas era via uma aba lateral no Google Agenda.

Ano passado isso mudou, em minha opinião, para melhor. Como pode ser visto no vídeo abaixo, alem de um espaço dedicado, o Google Tarefas agora se parece muito mais com um quadro Kanban. Mas esta não foi a razão pela qual resolvi migrar meu sistema para lá.

Por que o Google Tarefas?

Basicamente trata-se de conveniência. Muita conveniência!

Tenho dispositivos Google Home em todos os cômodos da casa e do meu escritório. Em outras palavras, é muito fácil adicionar novas tarefas usando comandos de voz. O mesmo vale para meu telefone Android. Posso criar tarefas via voz até quando estou correndo.

Porém, existe um detalhe importante. No Google Tarefas há uma lista padrão e é para lá que vão todas as tarefas criadas via Assistente. Por ora, guarde esta informação com você. Vamos às outras conveniências.

O Google Nest Hub Max tem uma câmera com reconhecimento facial e quando olho para ele, sou reconhecido e vejo na tela meus próximos compromissos e tarefas. Só quem já experimentou sabe como esse recurso é incrível. E ali mesmo, usando a tela touch, posso ver outras tarefas ou marcar qualquer uma delas como concluídas.

Já mencionei que no meu telefone Android também posso usar o assistente, mas há outra possibilidade: criar um widget de tarefas. No meu caso são dois. Mais abaixo você entenderá porque.

Meu Sistema

Tenho apenas duas listas, uma delas chamada Atividades onde estão contas a pagar, burocracias da minha empresa como impostos e documentos que tenho que emitir, aplicação de vermífugo no meu cão e as datas de nascimento e outras comemorações. É isto, nada mais.

Mesmo que você não utilize o o Evernote, sugiro que assista o video abaixo para entender como meu sistema funciona. Foi o que migrei para o Obsidian e de lá para o Google Tarefas.

A outra lista é a que chamo de Compras. Itens de supermercado e o que preciso para meus projetos de marcenaria e similares vão para lá. É basicamente uma eterna lista de coisas que preciso comprar. E o funcionamento é bem elementar. Assim que compro algo na relação, marco o item como concluído e ele vai para uma área que fica escondida do resto da lista. De tempos em tempos, mando limpar todos os itens já concluídos.

Cheguei a experimentar separar os produtos de supermercado dos itens que preciso para algum projeto, mas acabou gerando mais atrito do que eficiência porque passou a ser mais uma lista que eu precisava gerenciar. E, convenhamos, nosso cérebro humano é perfeitamente capaz de perceber rapidamente e sem esforço algum a diferença entre uma maçã e um pacote de parafusos.

E apesar de estar ordenada como minha segunda lista, ela é a lista padrão do meu Google Tarefas porque em muitas situações os novos itens são adicionados ali via comandos de voz.

Não poder trocar a lista padrão é um imenso inconveniente. Descobri isso depois de ter criado as duas listas ao contrário. E como não há como mover tarefas recorrentes de uma lista para outra, tive que refazer tudo. Item por item.

Portanto, se você pretende usar o Assistente para adicionar tarefas, reflita antes sobre o tipo de tarefas que pretende incluir via voz e escolha a lista padrão para elas.

A lista Atividades é a primeira da relação porque é a que vai sempre mostrar os próximo itens que precisam da minha atenção. Quando abro o Google Agenda, ela está lá junto com os meus próximos compromissos. Já a lista que chamo de Compras é usada apenas eventualmente. Quando preciso adicionar um novo item, ou quando estou no supermercado, por exemplo.

E mais uma vez, não vejo necessidade de geofence ou outra sofisticação deste tipo. Nosso cérebro humano é inteligente o suficiente para saber que é preciso abrir a lista de compras quando estamos em algum lugar comprando algo.

E no meu caso, nem preciso abrir o app Google Tarefas. Tenho dois widgets para me ajudar. Acho que você já adivinhou. Sim, um para cada lista. Por ali, posso ver tarefas, marcar as concluídas e até mesmo criar novas.

Para todo o resto das minhas atividades sempre utilizo um fluxo de trabalho, que pode ou não estar representado em um quadro Kanban, mas isso é um assunto para outro momento.

Em busca do par perfeito: #Evernote ou #Obsidian?

Depois de todo conteúdo que já publiquei a respeito de Evernote, tenho certeza de que há muitos de vocês tentando entender a razão da mudança para o Obsidian. A verdade é que não se trata de uma simples migração para um novo aplicativo. Se olharmos com atenção, cada um deles atende um grupo muito específico de pessoas. Mas e se eu for uma combinação de dois tipos diferentes de usuários?

Atenção! É o fim do Evernote Legacy.

Você ainda está usando o Evernote Legacy? Para os que não sabem o que é isto, trata-se da última versão do aplicativo antes da reformulação que aconteceu na versão 10. Segundo informação publicada no blog oficial da Evernote, no dia 23 de março de 2024 todas as versões abaixo da 10 deixarão de funcionar no Android, macOS e Windows. No iOS já não há como usar nada abaixo da versão 10.

Como criar e usar Modelos de Nota no Obsidian

Você costuma precisar de um mesmo grupo de itens em novas notas com muita frequência? Por exemplo, as anotações que faço durante uma sessão de mentoria seguem um padrão. E para lembrar de perguntar tudo para o cliente, eu tenho um modelo de nota que sempre uso.

No Obsidian, há como criar quantos modelos (ou Templates em inglês) você quiser para reaproveitar aquela informação em uma nova nota. Há inclusive como configurar os modelos para sempre incluirem automaticamente a data e hora de criação daquela nova nota. E claro, existem plugins que podem fazer com que tudo isso fique ainda mais eficiente.

Há 19 anos, publiquei o primeiro episódio do meu primeiro podcast, o VCP. Sem aquele passo inicial, o outro podcast, Diário de um elefante, e meu canal do YouTube não existiriam.

Para determinadas coisas que fazemos na vida, só há uma forma de nos tornarmos melhores. É preciso praticar, praticar e praticar. Simplesmente não há outra solução. E praticar só é possível se dermos o primeiro passo.

Decidi tirar os três primeiros episódios do meu primeiro podcast da gaveta digital onde eles se encontravam para inspirar todos aqueles que tem um sonho, uma vontade de iniciar um projeto. Agora você pode escutar essas antiguidades de 2005 e 2006 e entender como tudo começou, mas ouça só um pouquinho para não estragar os ouvidos 😊

Recentemente migrei para o Google Tarefas e lembrei de um novo recurso que, se não me engano, é de novembro do ano passado (2023). Não diria que é exatamente um quadro #Kanban, mas, quem sabe, é o suficiente para suas necessidades.

Olá isto é um teste. Este post foi escrito em uma nota do #Obsidian e automaticamente publicado no meu #blog, que, por sua vez, publicou automaticamente uma cópia do texto no #Mastodon 🤯. Em breve haverá um vídeo no meu canal explicando os passos.

youtube.com/@vladcamp…

Teste.