Desejo um excelente 2019 para todos 🎉 | 281

Esses dias ouvi um pensamento interessante. Se o objetivo é ganhar o jogo, não faz sentido perder tempo verificando constantemente o que está marcado no placar da partida. É uma atitude que só desviará sua atenção porque os números que lá estão não mudam sozinhos. O foco deve ser jogar com garra. Em outras palavras, fazer o trabalho de forma bem feita e a consequência natural será atingir o objetivo.

É muito difícil mudarmos nosso mindset para pensar assim, mas estou cada vez mais convencido de que muitas realizações pessoais e profissionais acontecem por conta dessa inversão na forma de pensar e principalmente agir. O objetivo precisa existir, mas ele não deve ser nosso foco. Ele é a consequência natural de um trabalho sério e apaixonado que acontece aos poucos mas constantemente.

Já disse diversas vezes que comecei o Canal no YouTube em busca do engajamento que nunca consegui no podcast. O engajamento veio e só tem crescido. Em 2018 os comentários, Likes e compartilhamentos cresceram 3 vezes em relação a 2017, mas com o tempo notei algo inesperado.

Percebi que poderia divulgar meu trabalho de consultoria e consegui fazer da minha paixão por ensinar uma profissão economicamente viável. Hoje o Canal divulga meu trabalho e gera receita que me permite produzir ainda mais vídeos. Mas tenho que confessar algo, o YouTube é apaixonante. Estou cada vez empolgado com o que tenho feito no Canal propriamente dito e com a comunidade que estamos criando juntos por lá.

Chegamos ao último vídeo de 2018 e assistindo recentemente o último vídeo de 2017, percebi que naquela ocasião o Canal estava próximo de 5 mil inscritos. Estamos agora perto doas 20 mil e há várias formas de enxergar este número.

Posso comparar ele com os canais que têm 1 milhão de assinantes e achar que sou muito pequeno. Ou comparar aos que tem 100 mil e pensar que posso chegar lá em breve.

Não sei o que o futuro reserva para o Canal porque tudo muda o tempo todo, até mesmo nossos projetos. Mas já tenho certeza de algumas coisas na vida.

É preciso tirar projetos do papel, colocar em prática o quanto antes, de preferência, ontem. É preciso ter coragem para errar. Aliás, é o que parece ser o mais difícil porque vamos errar sempre e isso dá medo. Apavora.

Não há planejamento infalível. Na verdade é justamente o contrário. Os problemas são inevitáveis. Em outras palavras, tenha um plano, um objetivo, mas fazer o trabalho diariamente com empenho, dedicação, persistência e paixão é o mais importante. É o que trará o resultado.

Em 2019 não fique olhando para o placar do jogo, apenas jogue com dedicação e busque conhecimento constantemente para corrigir os erros, lidar com os problemas e se tornar ainda melhor. O objetivo será uma consequência e lembre-se de abraçar a mudança. Pode ser que algo muito diferente do que planejou aconteça inesperadamente. Vá a luta! Comece agora. Não espere 2019 chegar.