Preciso de um novo Chromebook 💻 | 287

Uma das vantagens do Chromebook é estar sempre atualizado. É um processo automático mas que infelizmente pode ser também uma desvantagem. Se houver algum problema causado pela versão mais nova é bem complicado voltar para a anterior.

É claro que cada atualização passa por etapas com baterias e baterias de testes feitos inclusive pela comunidade que gosta de experimentar versões em beta, mas infelizmente desde que atualizai para o Chrome OS 69, venho sofrendo com uma espécie de incompatibilidade entre meu Chromebook e o G Suite.

Para quem está chegando agora ao Canal, recomendo uma visita a vladcampos.tv/chromebook para assistir todos os meus vídeos a respeito do tema Chromebook e entender o que vem acontecendo comigo.

Meu Chromebook começou ter vários problemas com aplicativos Android depois do upgrade para o sistema 69. É algo muito estranho. O equipamento simplesmente congela por alguns segundos e quando volta ao normal todos os aplicativos Android pararam de funcionar e a Play Store deixa de existir. A única forma de reativar a loja e baixar novamente os aplicativos é formatando o Chromebook.

Realizei inúmeros testes durante semanas e finamente cheguei a conclusão de que infelizmente existe algum tipo de incompatibilidade entre o G Suite e o Acer R11. Descobri essa ligação testando tudo lentamente. Fui instalando novos aplicativos e recursos e trabalhando até o problema acontecer novamente.

Como na época eu estava usando muito o WeVideo, o serviço foi o primeiro vilão que identifiquei. Entrei em contato com o suporte da empresa e eles foram extremamente generosos realizando vários testes para tentar reproduzir o problema. Conseguiram, mas disseram que não havia nada de errado com o serviço e que provavelmente se tratava de algo relacionado ao equipamento porque o WeVideo funcionou normalmente em outros equipamentos testados.

Entrei em contato o suporte do G Suite já sabendo que não teria muito sucesso porque, como expliquei em vídeo anterior, eles sempre dizem que só podem ajudar se o Chromebook estiver incluído como um equipamento gerenciado pela conta corporativa. Como não preciso gerenciar o Chromebook remotamente, não vou ativar um serviço, que vai praticamente dobrar o valor da minha conta mensal do G Suite.

Continuei os testes e de fato não é só o WeVideo que trava o Chromebook. Percebi que outros fatores levavam ao problema e resolvi realizar uma experiência mais radical. Usar o Chromebook com uma conta gratuita do Google.

Tudo tem funcionado perfeitamente desde então e para ter acesso aos serviços que uso no G Suite, adicionei outro usuário no navegador Chrome e posso trabalhar quase que normalmente. Não é perfeito porque o Google Drive que aparece no gerenciador de arquivos do Chromebook será sempre o da conta que está assinada no equipamento. Ou seja, no meu caso, a conta gratuita.

Enfim, é um paliativo, que até funciona bem, mas decidi que chegou a hora de comprar um novo equipamento. Muita gente me pergunta que Chromebook comprar e sempre digo que depende de cada caso, mas existem alguns fatores que considero importantes. Caso esteja interessado em comprar um Chromebook, assista o vídeo e conheça mina opinião a respeito das configurações que considero mais importantes.

Se conhece alguém interessado no assunto, por favor, compartilhe o vídeo. E aproveite para divulgar o canal enviando o endereço vladcampos.tv para os amigos e colegas de trabalho.