O que é Google One 1⃣ | 289

O Google One ainda está engatinhando, mas a impressão que tenho é de que o objetivo é criar um concorrente para o Office 365 da Microsoft. O G Suite já funciona como um pacote de serviços, mas o foco são empresas. Portanto ele concorre, na verdade, com a versão Business do Office 365.

Faltava um pacote do Google para pessoa física. Achei a iniciativa muito interessante e apesar de já ser um usuário G Suite, venho experimentando o Google One há algum tempo. No vídeo de hoje explico o que é o serviço, vantagens, desvantagens e qual a minha opinião.

Vamos começar por algo bem polêmico, os termos de uso e política de privacidade. O recado é claro: "O Google coleta e usa as informações fornecidas por você para oferecer o Google One conforme descrito nestes Termos, de acordo com a Política de Privacidade do Google". Ou seja, é o mesmo que já acontece nos demais serviços gratuitos do Google. Felizmente há algum tempo, o Google disponibilizou o endereço http://myaccount.google.com para que você possa desligar uma série de serviços de rastreamento e coleta de dados. Para entender melhor, assista o vídeo.

Como o Google gosta de complicar as coisas com um monte de serviços parecidos, vamos agora tentar compreender o que é o que. O Google Drive não acabou, continua existindo e faz parte do Google One. Em outras palavras, ele funciona como o serviço de armazenamento do Google One. Portanto, se você for um usuário pagante do Google Drive, não perderá nada ao aderir ao Google One.

Os outros serviços incluídos são: acesso ao suporte, que é algo que os serviços gratuitos do Google nunca tiveram e o compartilhamento familiar.

Em termos de planos, gostei dos degraus. São planos de 100 GB, 200 GB, 2 TB, 10 TB, 20 TB e 30 TB. Ou seja, é possível aumentar a medida que o espaço vai sendo necessário.

E no compartilhamento familiar, que pode ser de até 6 pessoas ao todo, ninguém vê o conteúdo das outras pessoas. Mas antes de pensar em compartilhar com seus amigos, aqui vai uma observação importante. Você não pode definir a quantidade de armazenamento que cada um usará.

O último benefício é um agrado, um presentinho. Você ganha um pequeno crédito que pode usar na Google Play. Ou seja, o dinheiro vem, mas volta para eles. Mas foi bom, aluguei um filme que ainda não havia assistido e que não está disponível no Netflix.

Você está usando ou pensa em usar o Google One? Por favor, compartilhe sua opinião a respeito do serviço. E se conhece alguém interessado neste assunto, use os botões abaixo para enviar o link.