Nova rede social chamada YouTube 👍 | 278

Será que as mudanças em curso no YouTube são parte de um plano maior para substituir o Google Plus e finalmente criar uma nova Rede Social? A impressão que tenho é que sim, mas acredito que tudo aconteceu por uma razão diferente. Seja como for, o resultado final será bom para você, que terá acesso a conteúdo adicional como fotos de bastidores, textos, enquetes e vídeos curtos.

Por exemplo, às vezes preciso apenas compartilhar algo simples com você. Uso o Twitter e cheguei a usar também o Facebook no passado. Algo similar acontece com as Stories, que tem sido a solução escolhida por muita gente no Instagram para divulgação de Lives e outros conteúdos do YouTube.

Enfim, estávamos constantemente divulgando conteúdo extra via outras redes. Portanto, estrategicamente falando, o melhor para o YouTube é criar e disponibilizar ferramentas para que tudo seja feito dentro do próprio YouTube.

É uma mudança que está em curso há meses e para explorar tantas novidades é importante arrumar a casa. No vídeo de hoje compartilho algumas dicas para que sua experiência no YouTube seja a melhor possível.

Já percebeu que App do YouTube para Android e iOS vem sendo modificado aos poucos e há bastante tempo. Se olhar com atenção verá na base da tela alguns ícones. O INSCRIÇÕES funciona como a Time Line do Facebook, Instagram e Twitter.

Além dos novos vídeos, o YouTube começou a mostrar imagens, enquetes e textos dos canis nos quais você está inscrito. Para quem cria conteúdo é uma mudança fantástica porque é possível melhorar a comunicação com você que acompanha o Canal. Sei disso porque quando me coloco no lado de quem assiste os vídeos, adoro ver fotos, textos e até responder enquetes dos canis que acompanho.

O ícone EM ALTA nunca funcionou para mim. Não é o tipo de conteúdo que me agrada e simplesmente ignoro essa opção.

Em CAIXA DE ENTRADA verá as mensagens que foram enviadas para você em forma de compartilhamento de vídeos. É também o espaço onde você pode criar e acompanhar grupos de discussão. Dica: clique ali e possivelmente verá alguns links de vídeos enviados por amigos.

INÍCIO é uma Time Line com sugestões baseadas no que você assiste. É algo que o YouTube faz muito bem e que não existe no Facebook. Mas é preciso que você passe os indicadores corretos. Em primeiro lugar, pare de seguir todos os Canais que você não assiste com frequência. Assine apenas aquilo que realmente interessa..

E se seu filho fica o tempo todo assistindo desenhos animados na sua conta, o YouTube inevitavelmente começará a mostrar mais e mais desenhos.

A solução é ativar o Modo Incógnito sempre que for assistir um vídeo engraçado que um amigo lhe mandou ou quando seu filho assumir o controle do telefone ou tablet. É fácil ativar. Toque no seu avatar e escolha Modo Incógnito.

Enfim, é assim que as pessoas descobrem conteúdo por lá e é por essa razão que meu canal e outros crescem organicamente. O YouTube trabalha muito mais como parceiro porque quanto mais gente assistir os vídeos, mais publicidade eles podem vender para grandes empresas. Já o Facebook depende de pequenos anunciantes (você e eu) e, por essa razão, precisamos pagar para fazer com que a presença do nosso conteúdo aumente na rede. Enfim, a parceria do Facebook é com o meu cartão de crédito.

O YouTube é tão empenhado em divulgar conteúdo novo, que chega a ser chato para quem assiste. Mas eles estão sempre monitorando e mudando as coisas. Por exemplo, o novo STORIES é uma bagunça. Não posso dizer que quero ver apenas o conteúdo dos canais que sigo. Quando estou usando o YouTube como telespectador, acho isso muito chato. Por outro lado, desde que comecei a publicar Stories, meu Canal começou a crescer mais e mais porque estou sendo exposto a outros públicos que não me conheciam.

São modelos diferentes, mas pessoalmente acho que a situação do Facebook é mais delicada, especialmente considerando a piora na imagem em razão dos atuais escândalos que vem se acumulando mês apos mês. O fato é que eles dependem das receitas que vem da publicidade das Páginas para divulgar o conteúdo. Mas quanto mais o conteúdo migra para vídeo, mas o YouTube estará na vantagem porque é muito mais simples implantar o sistema de rede social que o Facebook tem na estrutura de funcionamento do YouTube do que o Facebook conseguir mudar a cultura de que “vídeo é no YouTube”.

Gostou? Por favor, divulgue o Canal (http://vladcampos.tv) entre os amigos e compartilhe este conteúdo usando os botões abaixo.

Pauta criada e editada no Evernote, workflow controlado no Trello e vídeo produzido nos aplicativos Luma Fusion e WeVideo no meu Chromebook Acer R11.

 

SERVIÇOS QUE USO, GOSTO E RECOMENDO