Kanban: como lidar com gargalos | 269

Além de publicar 3 vídeos por semana no meu Canal do YouTube, realizo o trabalho de mentoria com diversas pessoas e consultorias para algumas empresas. Também apresento workshops, participo de eventos, produzo cursos online, viajo a trabalho e a passeio e, claro, como todos nós, tenho minhas atividades pessoais.

E como é que consigo lidar com tudo isso? Usando quadros Kanban e ajustando o processo ao longo do tempo. São eles que me dão uma visão do meu estado presente, ou seja, tudo que tenho realizado até o momento, e ao mesmo tempo me permitem ver uma projeção do que possivelmente acontecerá no futuro.

Para exemplificar utilizarei um dos meus quadros, o de controle de gravação e publicação de vídeos. Já se vão mais de dois anos dedicados ao YouTube e depois de algum tempo produzindo o material que você assiste, descobri que o que atrasava meu trabalho de criação eram os erros de gravação. Afinal, quanto mais eu erro, mais tenho que editar e mais demorado o processo fica.

Percebi no quadro das gravações que muitos cartões ficavam parados na etapa de edição. O nome deste acontecimento é "gargalo". O curioso é quem há quem culpe o Kanban pelos gargalos, quando na verdade eles já existiam e o quadro apenas evidencia o problema.

Uma vez que o gargalo é identificado, é preciso lidar com ele. Será que um treinamento resolveria? Será que é preciso utilizar alguma tecnologia? Uma mudança no processo? Enfim, é preciso investigar e buscar uma solução E o ponto de gargalo é sempre uma boa pista.

No meu caso, percebi que errava muito porque não tinha um roteiro detalhado. Quando comecei a escrever pautas mais específicas, passei a errar muito menos. Resultado, os gargalos foram transferidos para a etapa CRIAR PAUTA. Portanto, foi preciso procurar formas de simplificar e agilizar o processo de criação de pautas.

É um trabalho constante e por isso digo para meus alunos e clientes que nenhum sistema que montarmos juntos estará ou estará 100% pronto. Ele permanecerá sempre na casa dos noventa, noventa e poucos por cento concluído porque o restante representa a mudança e os ajustes que terão que sempre ser feitos ao longo do caminho.

Gostou de mais esta aula a respeito de Kanban? Assista os demais vídeos em vladcampos.tv/kanban e compartilhe o com amigos e colegas de trabalho.

Pauta criada e editada no Evernote e vídeo editado e publicado usando o App WeVideo no meu Chromebook Acer R11. Seja um membro, tenha acesso a conteúdo exclusivo e ajude a manter o Canal.