Google Fotos ou Google Drive 📁 | 279

Pode ser que você entenda bem os objetivos de cada um, mas costumo ver dúvidas nos comentários dos meus vídeos e o primeiro passo é deixar claro para que serve cada um. Os dois têm funções diferentes, mas é possível guardar fotos e vídeos tanto no Google Fotos, quanto no Google Drive e no vídeo de hoje você entenderá como decido entre os dois serviços.

O Google Drive serve para armazenar qualquer tipo de documento em nuvem. Faz o mesmo que o Dropbox, iCloud da Apple e OneDrive da Microsoft. Já o Google Fotos é um álbum digital para guardar suas fotos e videos. Portanto, pode até parecer óbvio que o Google Fotos seja a melhor opção para guardar e organizar suas fotos e vídeos, mas nem sempre é o caso.

O Google Fotos tem uma versão gratuita com espaço ilimitado, mas a resolução de armazenamento, apesar de muito boa, não é a original. Por essa razão prefiro guardar no Drive os vídeos e fotos originais que uso para criar o conteúdo do canal.

Já o problema do Google Drive é o espaço limitado na versão gratuita. Portanto, se pretende utilizá-lo, precisará compra mais armazenamento ou assinar o G Suite, que, a propósito, você pode experimentar por 14 dias gratuitamente visitando vladcampos.com/g

Um outro problema do Google Fotos é o processamento dos arquivos. Já andei realizando alguns experimentos por lá e desisti de usar principalmente porque demora um pouco para que o vídeo seja processado e esteja disponível para download. No caso do Drive, o arquivo está lá pronto para ser usado.

E algo que talvez você não saiba a respeito do Drive é que é possível utilizá-lo como uma espécie de YouTube particular. Vídeos armazenados por lá podem ser marcados como públicos para que outros assistam. E você pode também capturar o código para incluir o vídeo como embedded (incorporado) no seu site. Aliás, isso funciona ainda melhor no Google Sites do G Suite.

E você, qual dos dois prefere usar? Por favor, cote sua experiência nos comentários para ajudar outras pessoas inscritas no canal. E se conhece alguém interessado no assunto, utilize os botões abaixo e compartilhe o vídeo.

Pauta criada e editada no Evernote, workflow controlado no Trello e vídeo produzido nos aplicativos Luma Fusion e WeVideo no meu Chromebook Acer R11.

 

SERVIÇOS QUE USO, GOSTO E RECOMENDO