G Suite: PROBLEMAS & LIMITAÇÕES 🤔 | 282

Se você já acompanha o Canal há algum tempo, sabe que eu uso e adoro o G Suite, mas, como acontece com todas as tecnologias, existem problemas e limitações que às vezes me irritam bastante e é sobre isso que vamos conversar no vídeo de hoje.

O primeiro impacto que você enfrentará ao usar o G Suite é o painel de administração. Não que seja algo complicado, o problema é que tudo que você desejar fazer nos serviços do Google dependerá de uma liberação via painel. Você precisará investir um tempo entendendo o painel e configurando as liberações. O lado positivo é que além de não ser difícil, na maioria dos casos basta uma configuração e não precisará mais alterar aquele item.

O que nos leva ao ponto "novidades do Google". Por exemplo, quando o novo Google Agenda e novo Gmail foram lançados, precisei entrar no painel e liberar o uso das novidades na mina própria conta. E em alguns casos nem é possível fazer isso porque o G Suite tem um público específico que é o mercado corporativo. Ou seja, muito do que está em beta não é liberado por um questão de segurança. Mas apesar do motivo nobre, fica sempre uma sensação de que estamos pagando por um serviço que não disponibiliza tudo que existe para os usuários gratuitos.

E justamente por ser um produto com foco no corporativo, algumas opões possivelmente nunca estarão disponíveis. Por exemplo, posso usar meu email do G Suite para adquirir aplicativos na Google Play, mas não há como criar uma conta de família.

Outra característica muito específica é o suporte. Ele é excelente desde que os serviços sejam os do pacote G Suite.

Por exemplo, apesar de usar o Google Fotos com meu email do G Suite, não tenho suporte para o serviço. E o mesmo vale para o Chromebook. É permitido usar o email corporativo do G Suite sem problema algum para login no Chromebook, mas o suporte não resolverá nenhuma questão envolvendo o computador se ele não for um dos seus equipamentos registrados no sistema. E para registrar você precisará pagar uma licença mensal.

A propósito, ando enfrentando alguns problemas com meu Chromebook justamente por conta do G Suite e em breve publicarei um vídeo sobre o assunto.

O normal é não termos nenhum tipo de suporte para produtos gratuitos do Google, mas o Google One, sobre o qual falarei em um próximo vídeo, parece que será o meio termo entre o G Suite e os serviços gratuitos do Google.

Enfim, por ora é bem estranho pagar pelo G Suite e ser tratado de forma limitada em algumas situações. Por outro lado, não me vejo abandonando o serviço porque as vantagens são muitas. E você, utiliza ou pensa em utilizar o G Suite? Por favor compartilhe sua opinião ou experiência para ajudar outras pessoas interessadas no assunto.