Evite o Fake News. Leia na fonte usando um Quadro do Trello | 275

Uma forma de se prevenir e evitar as fake news é ler conteúdo direto das fontes que você considera seguras. Dica: compartilhamentos no Facebook não são o melhor lugar para se informar com segurança.

Gosto muito do Twitter porque posso seguir jornais, revistas, jornalistas e até mesmo as assessorias de imprensa de empresas e instituições. O problema é que existem alguns blogs que quero acompanhar mais de perto e muitas vezes as publicações deles desaparecem no meio de tantas noticias.

Para resolver essa situação, criei um Quadro no Trello e estou encaminhando automaticamente para lá o conteúdo de alguns blogs. Meu objetivo é centralizar as informações e ao mesmo tempo poder aplicar algum fluxo Kanban no futuro.

Basicamente o que estou fazendo é usar um Quadro que chamei de Reading List (Lista de Leitura) e que contém Listas para cada publicação ou empresa. Por exemplo, Evernote, Trello, Zapier etc. onde os novos conteúdos e links para as respectivas páginas web aparecem em cartões que são automaticamente criados no topo de cada Lista.

Para automatizar o processo estou usando uma regra do IFTTT que fica de olho em novas publicações e cria o Cartão na Lista específica. As novidades em cada site podem ser acompanhadas usando o endereço RSS da publicação. Assista o vídeo para entender como fazer e caso queira se aprofundar no assunto, recomendo meu curso de automação de processos online.

No momento o Quadro está muito básico, são apenas Listas em ordem alfabética, mas meu plano é elaborar as cosias no futuro usando o Kanban. Por exemplo, criar uma Lista específicas para temas que quero ler ou que são interessantes para serem explorados em um tema no Canal. Porém, a simples organização em Listas já mostra alguns elementos interessantes. Por exemplo, sei quem publica mais conteúdo e com que frequência.

É uma informação que, ao menos no momento, não tem nenhuma relevância para mim, mas essa visualização instantânea de indicativos é um dos benefícios do Kanban.

Dê uma olhada no Quadro que usei como exemplo no vídeo e em segundos, sem nenhum esforço, você saberá que blog publica mais conteúdo.

Um Quadro bem construído apresenta informações claras rapidamente. A propósito, se precisar de ajuda para montar um bom quadro e treinar sua equipe no uso do Kanban, entre em contato.

Pauta criada e editada no Evernote, workflow controlado no Trello e vídeo produzido nos aplicativos Luma Fusion e WeVideo no meu Chromebook Acer R11.

 

SERVIÇOS QUE USO, GOSTO E RECOMENDO