AULA 6 | O Evernote é seguro?

É seguro guardar tantas informações pessoais no Evernote? A verdade é que nenhum serviço online é 100% seguro, mas eu diria que uma boa parte dos problemas vem da nossa falta de atenção e cuidados.

Você deixaria a chave da porta de casa no lado de fora da fechadura só para facilitar a sua entrada? Acredito que não. No mundo virtual também temos que fazer a nossa parte. Por outro lado, é importante usarmos serviços confiáveis e hoje vamos explorar juntos esses dois lados da segurança das nossas informações dentro do Evernote.

Desde a criação do Evernote sempre houve uma preocupação com as nossas informações guardadas dentro do aplicativo. A empresa foi uma das primeiras a deixar muito claro nos termos de serviço que não usa nem vende nossos dados para nenhum tipo de publicidade.

O modelo de negócios da Evernote é outro. Eles ganham dinheiro vendendo assinaturas Premium e Business. O assunto é tão sério que desde o início da empresa exite o que chamam de as 3 leis de proteção de dados no Evernote.

As 3 leis de proteção de dados da Evernote

  1. Seus dados pertencem a você. Em outras palavras, ao colocar seus dados no Evernote, eles continuam sendo seus. O Evernote é apenas um espaço para armazenamento.

  2. Seus dados estão protegidos. Não há compartilhamento de conteúdo. A Evernote ganha dinheiro com assinaturas. Além disso, todo conteúdo trafega entre seu computador e os servidores da empresa de forma criptografada, ou seja, muito parecido com o que acontece com as nossas transações bancárias.

  3. Seus dados são portáveis. Você pode tirar ou exportar seus dados a qualquer momento.

Os nossos cuidados

A Evernote está fazendo a parte dela, mas temos que fazer nossa parte também. Abaixo seguem alguns dos cuidados que considero básicos. Se você lembrar de mais alguma coisa, por favor deixe um comentário com a sua sugestão.

Senha de 4 dígitos no App

A primeira coisa a fazer é usar uma senha de 4 dígitos no App Evernote para telefone e tablet. É um pouco inconveniente, mas é uma segurança adicional importante. E se seu equipamento usa desbloqueio por digital, não há desculpa. Ative o serviço. Será muito fácil abrir o Evernote.

Cuidado com o cartão de memória

Alguns aparelhos Android permitem que aplicativos ou bancos de dados de aplicativos sejam movidos para o cartão de memória. Se for fazer isso, lembre-se de criptografar o cartão para que não possa ser lido se o seu telefone for roubado ou perdido. A mesma dica vale para o caso de transferir a base de dados do seu Evernote para um disco externo. A propósito, se quiser saber como fazer isso, há um artigo e vídeo meu explicando os passos.

+ Como mover a base de dados do Evernote para um armazenamento externo

Com quais Apps você conectou o Evernote?

É tentador conectar o Evernote a um monte de aplicativos, mas lembre-se de que cada um deles passará a ter acesso aos seus dados. Não estou aqui dizendo que alguém estará bisbilhotando suas informações, mas ao conectar o Evernote a outros aplicativos você poderá estar dando acesso para:

  • Criar notas, cadernos e etiqueta

  • Atualizar notas, cadernos e etiqueta

  • Listar cadernos e etiquetas

  • Recuperar (ler) notas

  • Excluir cadernos e etiquetas

  • Excluir notas permanentemente

  • Acessar informações da conta

Verificação em duas etapas

Todos nós temos que criar e usar uma senha para acessar nossos dados no Evernote. Portanto, o primeiro passo é usar uma senha forte. O próximo passo é ativar a verificação e duas etapas. Significa que você terá que usar sua senha combinada a um código que é gerado aleatoriamente. É como um token de banco. No Evernote você pode ativar indo até a aba Segurança na versão web do aplicativo.

Há um passo-a-passo em forma de manual no site da Evernote, mas basicamente você precisa adicionar um número de telefone que receberá um SMS para validações da sua identidade. Mas fique atento. Se você mudar de número ou estiver fora do país, pode ser que não consiga receber o SMS. Portanto, recomendo que você instale e use o App Autenticador do Google para ter os códigos sendo gerados no seu próprio telefone. Tudo isso está explicado no manual da Evernote.

Faltou alguma coisa? Tem mai alguma sugestão? Por favor, deixe um comentário para completar o artigo e ajudar outras pessoas.