Chromebook: PERGUNTAS & RESPOSTAS | 272

Depois que publiquei o episódio 270 demonstrando a interface e principais funções e recursos do Chrome OS, recebi as mais variadas perguntas a respeito do sistema e do equipamento.

Respondi todos os comentários e dúvidas por escrito, mas no vídeo de hoje procuro compartilhar informações mais detalhadas a respeito de qual modelo de Chromebook comprar, que acessórios como impressoras, webcams mouse etc., podem ser usados, quais aplicativos Android são compatíveis com o sistema, como é possível usar o Office da Microsoft e assim por diante.

Porém, mesmo com todos os esclarecimentos, pode ser que você ainda queira experimentar e ter certeza de que tudo que você faz hoje em dia em termos de trabalho e vida pessoal, pode ser feito também em um Chromebook. Recomendo duas frentes.

Acessórios que funcionam com meu Chromebook

1. Chrome

Em primeiro lugar, use o navegador Chrome no seu Mac ou Windows e experimente as ferramentas e serviços online que você utiliza.

Se funcionar no navegador, funcionará também no Chromebook. O Chrome é exatamente o mesmo e até as extensões trabalham da mesma forma.

2. CloudReady

Caso tenha um antigo computador e queira de fato experimentar o Chrome OS, instale o CloudReady. O processo é relativamente simples, conforme expliquei no artigo "Como transformei um velho iMac de 2008 em um novo computador sem gastar nada".

Você não terá acesso à Google Play ou ao Linux, mas poderá usar o Chrome OS exatamente como em um Chromebook.

Lembro que na Playlist vladcampos.tv/chromebook existem outros vídeos Chromebooks.

O conteúdo foi útil para você? Por favor, utilize os botões abaixo e compartilhe o video e o canal via Twitter, Facebook, WhatsApp etc.

Pauta criada e editada no Evernote e vídeo editado e publicado usando o App Luma Fusion e publicado via Chromebook Acer R11. Seja um membro, tenha acesso a conteúdo exclusivo e ajude a manter o Canal.

 

Veja todas as alterações no Google Docs (ou G SUITE) | 271

Se você colabora com muita gente corrigindo ou editando documentos, pode acabar sendo difícil acompanhar tudo. Felizmente existe uma solução para ver o conjunto das edições feitas em arquivos do Google Docs ou G Suite e este é o tema do vídeo de hoje.

A dica é a respeito do acompanhamento de alterações em trabalhos de edição colaborativa no Google Docs, Slides, Planilhas etc., mas a operacionalização acontece dentro da versão online do Google Drive. Portanto, para começarmos, vá até http://drive.google.com

O próximo passo é clicar na barra de busca que aparece no topo da tela. Pode ser que você veja os ícones dos aplicativos Google, mas não é isso que estamos procurando. Se aconteceu com você, escolha a última opção da lista para ver um formulário cheio de alternativas. Se estiver conseguindo entender, assista o vídeo.

Agora vá até a base da lista com as opções no item "Acompanhamento" e escolha “Sugestões” ou “Ações Necessárias”. Se preferir, também pode clicar em "Qualquer Tipo" para ver as duas opções juntas.

Na próxima tela você verá todos os documentos contendo interações ou edições e poderá clicar no ícone ao lado do título contento um número para trabalhar nas modificações ou comunicação com os outros envolvidos no trabalho colaborativo.

Gostou da dica? Por favor utilize os botões abaixo e compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho.

Pauta criada e editada no Evernote e vídeo editado e publicado usando o App WeVideo no meu Chromebook Acer R11. Seja um membro, tenha acesso a conteúdo exclusivo e ajude a manter o Canal.

 

Chromebook: demonstração completa (RAIO-X) | 270

Já pensou em comprar um Chromebook mas não sabe como o sistema funciona e o que é possível fazer ou não com ele? O vídeo de hoje é para você!

Reuni as perguntas que mais recebo de cada tópico e montei um roteiro que começa com uma apresentação do sistema e segue demonstrando o uso de aplicativos Android e Linux, redimensionamento de janelas, gerenciador de arquivos, conexão com cartões de memória e pendrive, recursos do sistema e assim por diante. São 12 minutos demonstrando os principais elementos do sistema.

Meu equipamento ainda é um Acer R11 com 4GB, comprado em janeiro de 2017 e que atualmente está com a versão 70 do Chrome OS, que, a propósito representou uma grande remodelação do sistema.

Há uma clara migração para uma interface que se assemelha ao Android e é possível notar as mudanças no menu de controle de volume, Wi-Fi, Bluetooth etc. A cortinha de aplicativos também foi redesenhada para funcionar melhor em modo tablet.

O grande diferencial do Chromebook, em minha opinião, continua sendo a busca incessante por um sistema hibrido que funcionará bem tanto em modo tablet, quanto em modo computador. No vídeo de hoje meu foco está voltado para o aspecto computador do Chromebook porque a maioria das perguntas que costumo receber estão ligadas a este tema, mas em breve publicarei também conteúdo a respeito do uso de aplicativos Android.

Se o vídeo não for o suficiente para entender tudo que pode ser feito com um Chromebook, deixe um comentário para que eu possa tentar te ajudar. E se conhece alguém que tem interesse pelo assunto Chromebook, por favor, utilize os botões abaixo e compartilhe este conteúdo.

Pauta criada e editada no Evernote e vídeo editado e publicado usando o App WeVideo no meu Chromebook Acer R11. Seja um membro, tenha acesso a conteúdo exclusivo e ajude a manter o Canal.