Evite o Fake News. Leia na fonte usando um Quadro do Trello | 275

Uma forma de se prevenir e evitar as fake news é ler conteúdo direto das fontes que você considera seguras. Dica: compartilhamentos no Facebook não são o melhor lugar para se informar com segurança.

Gosto muito do Twitter porque posso seguir jornais, revistas, jornalistas e até mesmo as assessorias de imprensa de empresas e instituições. O problema é que existem alguns blogs que quero acompanhar mais de perto e muitas vezes as publicações deles desaparecem no meio de tantas noticias.

Para resolver essa situação, criei um Quadro no Trello e estou encaminhando automaticamente para lá o conteúdo de alguns blogs. Meu objetivo é centralizar as informações e ao mesmo tempo poder aplicar algum fluxo Kanban no futuro.

Basicamente o que estou fazendo é usar um Quadro que chamei de Reading List (Lista de Leitura) e que contém Listas para cada publicação ou empresa. Por exemplo, Evernote, Trello, Zapier etc. onde os novos conteúdos e links para as respectivas páginas web aparecem em cartões que são automaticamente criados no topo de cada Lista.

Para automatizar o processo estou usando uma regra do IFTTT que fica de olho em novas publicações e cria o Cartão na Lista específica. As novidades em cada site podem ser acompanhadas usando o endereço RSS da publicação. Assista o vídeo para entender como fazer e caso queira se aprofundar no assunto, recomendo meu curso de automação de processos online.

No momento o Quadro está muito básico, são apenas Listas em ordem alfabética, mas meu plano é elaborar as cosias no futuro usando o Kanban. Por exemplo, criar uma Lista específicas para temas que quero ler ou que são interessantes para serem explorados em um tema no Canal. Porém, a simples organização em Listas já mostra alguns elementos interessantes. Por exemplo, sei quem publica mais conteúdo e com que frequência.

É uma informação que, ao menos no momento, não tem nenhuma relevância para mim, mas essa visualização instantânea de indicativos é um dos benefícios do Kanban.

Dê uma olhada no Quadro que usei como exemplo no vídeo e em segundos, sem nenhum esforço, você saberá que blog publica mais conteúdo.

Um Quadro bem construído apresenta informações claras rapidamente. A propósito, se precisar de ajuda para montar um bom quadro e treinar sua equipe no uso do Kanban, entre em contato.

Pauta criada e editada no Evernote, workflow controlado no Trello e vídeo produzido nos aplicativos Luma Fusion e WeVideo no meu Chromebook Acer R11.

 

SERVIÇOS QUE USO, GOSTO E RECOMENDO

 
 

Chat de Atendimento Online gratuito (JivoChat) | 274

Há pouco mais de um ano instalei o JivoChat por indicação de uma amiga e algumas horas depois uma pessoa interessada nos meus serviços entrou em contato comigo. Desde então ele já me ajudou com diversos outros clientes.

Além de mostrar uma janela para chat para que os visitantes do site da sua empresa possam entrar em contato com você, o JivoChat pode ser também integrado ao Telegram, Facebook Messenger, Viber, telefone VoIP e outros serviços e criar uma central de conversas que podem ser respondidas por uma pessoa ou distribuídas entre operadores.

O objetivo do meu vídeo de hoje é apresentar as principais características da versão gratuita do serviço para que você possa conhecer e até mesmo instalar e testar o JivoChat. E fique tranquilo porque uma boa parte dos recursos mais importantes funciona na versão gratuita.

O primeiro passo é visitar o endereço jivochat.com e criar uma conta.

Siga os passos de cadastro e logo no início do o processo de criação e ativação da sua conta você poderá encaminhar um email para o responsável técnico que cuida do seu site. Mas caso tenha conhecimentos básicos na gestão de websites, perceberá que o procedimento é muito simples e as instruções estão todas em português.

Uma vez concluído seu cadastro, verá alguns ícones na lateral esquerda da página de administração. Os três primeiros no topo levam para a caixa de entrada, conversas em andamento e arquivo de mensagens.

Os ícones na parte de baixo são respectivamente: [Telefone] para configurar o serviço de atendimento via ligações de voz (VoIP), sobre o qual falarei no próximo vídeo; [Equipe] para ver e gerenciar os membros da sua equipe; [Estatísticas] dos visitantes na página onde está instalado a janela de chat; [Pro], ou seja os recursos da versão paga, que também explicarei em um próximo vídeo e, finalmente, [Configurações] de usuários e canais conectados ao serviço de chat.

O JivoChat chama de canais os diversos tipos de serviços conectados. Por exemplo, a janela de chat no seu site é um canal, o Facebook Messenger, Telegram, Viber etc. também são considerados canis.

Para conectar canais, clique em Adicionar Canais e escolha uma opção. No caso do site você precisará incluir um código na página onde deseja ver a janela de chat. No caso do Facebook Messenger, basta seguir os passos de integração clicando na logo do Facebook dentro do painel.

Já os canais Telegram e Viber precisam ser configurados também dentro dos aplicativos e demonstrarei como em um próximo vídeo. Mas há instruções detalhadas no site do JivoChat.

O importante é que você poderá centralizar todas as mensagens que recebe de cada um dos mensageiros. Por exemplo, se alguém enviar uma pergunta para sua empresa a partir do Facebook Messenger ligado à sua página corporativa na rede social, a mensagem será redirecionada para seu painel no JivoChat e toda comunicação pode continuar por lá. O mesmo vale para todos os outros serviços conectados.

E para facilitar ainda mais centralização das suas comunicações, existem também aplicativos para Android e iOS, que recomendo que instale no seu telefone ou tablet.

Conhece alguém que precisa de um serviço de chat? Use os botões abaixo e encaminhe este conteúdo para ele ou ela. A propósito, se ainda não é assinante, assine meu Canal no YouTube para ser notificado a cada nova publicação.

Pauta criada e editada no Evernote e vídeo editado e publicado usando o App WeVideo no meu Chromebook Acer R11. Seja um membro, tenha acesso a conteúdo exclusivo e ajude a manter o Canal.

 

Chromebook: PERGUNTAS & RESPOSTAS | 272

Depois que publiquei o episódio 270 demonstrando a interface e principais funções e recursos do Chrome OS, recebi as mais variadas perguntas a respeito do sistema e do equipamento.

Respondi todos os comentários e dúvidas por escrito, mas no vídeo de hoje procuro compartilhar informações mais detalhadas a respeito de qual modelo de Chromebook comprar, que acessórios como impressoras, webcams mouse etc., podem ser usados, quais aplicativos Android são compatíveis com o sistema, como é possível usar o Office da Microsoft e assim por diante.

Porém, mesmo com todos os esclarecimentos, pode ser que você ainda queira experimentar e ter certeza de que tudo que você faz hoje em dia em termos de trabalho e vida pessoal, pode ser feito também em um Chromebook. Recomendo duas frentes.

Acessórios que funcionam com meu Chromebook

1. Chrome

Em primeiro lugar, use o navegador Chrome no seu Mac ou Windows e experimente as ferramentas e serviços online que você utiliza.

Se funcionar no navegador, funcionará também no Chromebook. O Chrome é exatamente o mesmo e até as extensões trabalham da mesma forma.

2. CloudReady

Caso tenha um antigo computador e queira de fato experimentar o Chrome OS, instale o CloudReady. O processo é relativamente simples, conforme expliquei no artigo "Como transformei um velho iMac de 2008 em um novo computador sem gastar nada".

Você não terá acesso à Google Play ou ao Linux, mas poderá usar o Chrome OS exatamente como em um Chromebook.

Lembro que na Playlist vladcampos.tv/chromebook existem outros vídeos Chromebooks.

O conteúdo foi útil para você? Por favor, utilize os botões abaixo e compartilhe o video e o canal via Twitter, Facebook, WhatsApp etc.

Pauta criada e editada no Evernote e vídeo editado e publicado usando o App Luma Fusion e publicado via Chromebook Acer R11. Seja um membro, tenha acesso a conteúdo exclusivo e ajude a manter o Canal.