Evernote | AULA 1: Tipos de Conteúdo

Meu livro Organizando a vida com o Evernote foi publicado em 2012 e já passou por três grandes revisões. Mas como a tecnologia nunca para de evoluir, na quarta edição sugeri que os leitores passassem a acompanhar as novidades do App via meu Canal do YouTube. Desde 2016 já produzi diversos vídeos técnicos a respeito do Evernote e chegou a hora de uma série mais elaborada explicando como uso o aplicativo para Organizar com Inteligência e Trabalhar com Eficiência.

TIPOS DE CADERNO

Tudo que levo para dentro do Evernote está estruturado em três grandes grupos: Arquivo Morto; Acesso Frequente e Ação. Nenhum dos meus Cadernos ou Pilhas tem esses nomes, mas essa classificação mental é fundamental porque me ajuda a pensar em como aquela informação será guardada para ser usada no futuro. Outro ponto importantíssimo é entender que a cronologia e a busca do Evernote são aliados poderosos da Organização Inteligente.

ARQUIVO MORTO

Conteúdo que guardo porque eventualmente posso precisar. São todos os comprovantes de pagamento, documentos e contratos de antigas empresas nas quais trabalhei, as pautas do meu antigo podcast etc. A organização é mínima. Normalmente divido por grandes grupos de Cadernos e se eventualmente preciso encontrar algo, recorrerei a poderosa busca do Evernote.

ACESSO FREQUENTE

Nesse tipo de Caderno guardo o conteúdo que costumo precisar com alguma frequência, por exemplo, documentos pessoais ou documentos da família, material para fazer o Imposto de Renda etc. Aqui costumo organizar as coisas com um pouco mais de atenção e cuidado porque quero ajudar o Evernote a me entregar o melhor resultado quando busco algo. Se eu sei que quero um documento meu, e acontece com alguma frequência, o melhor é ir direto ao Caderno onde estão os meus documentos e o mesmo vale para esposa, filhos e pais. Cheguei a tentar guardar tudo em um Caderno só e separar por Etiquetas, mas não foi eficiente.

AÇÃO

A palavra "Trabalho" na língua portuguesa tem sempre uma conotação de trabalhar para alguém ou para uma empresa, enfim, algo profissional. E como quero me referir a todo tipo de trabalho, seja pessoal ou profissional, vou usar o termo Ação daqui por diante. Portanto, anotações em reuniões com clientes, workshops, referências coletadas de livros e artigos e até temas tão corriqueiros como viagens e compras são assuntos ligados a Ação. Estes Cadernos, além de muito bem organizados, precisam de elementos mais sofisticados como Lembretes e Etiquetas para indicar status ou filtrar informações. Ou seja, são Cadernos dinâmicos.

TAREFA PARA CASA

Sua missão é pensar se tudo que você guarda no Evernote pode ser classificado em um destes três grupos. Não reorganize nada. Apenas passe os olhos sobre seus Cadernos e veja se todos eles cabem dentro dessas três sub-divisões. Se encontrar algo que não funciona em nenhum dos três, gostaria de saber o que é. Por favor, deixe seu comentário.