Livros Kindle sem DRM finalmente poderão ser lidos em outros dispositivos
PT | EN
No começo deste ano, a Amazon avisou que, a partir do dia 26 de fevereiro, não seria mais possível baixar nossos livros Kindle.
Isso evidentemente gerou muita insatisfação e, no meu caso, também me levou a dar mais um passo no meu projeto Homem das Cavernas Digital.
Consegui baixar tudo antes do dia 26, depois removi o DRM e comecei a usar a dupla Calibre e o BookFusion para gerenciar minha biblioteca e ler meus livros. E, claro, a Amazon passou a ser minha última opção para comprar novos livros. Agora, só compro em formato Kindle se o livro não estiver disponível em nenhuma outra loja ou formato.
O que eu não esperava era receber um e-mail enviado para autores KDP semana passada com o título New eBook Download Options for Readers Coming in 2026. Por um momento, até pensei que a empresa tinha mudado de ideia a respeito da decisão de fevereiro, mas não foi o que aconteceu.
Starting January 20, 2026, Amazon will make it easier for readers to enjoy content they have purchased from the Kindle store across a wider range of devices and applications by allowing new titles published without Digital Rights Management (DRM) to be downloaded in EPUB and PDF format.
Basicamente, o que a primeira parte do e-mail diz é que livros sem DRM e nos formatos ePub e PDF poderão ser baixados e lidos em qualquer equipamento compatível com estes formatos.
Um detalhe que talvez você não saiba é que autores KDP sempre puderam publicar livros sem DRM. O problema é que havia uma outra camada de proteção, sobre a qual já falei em um episódio do podcast VCP 2.0. Em resumo, o “sem DRM” da Amazon significava poder ler o livro em qualquer dispositivo, desde que o dispositivo fosse um Kindle.
O e-mail que recebi diz que isso mudará no próximo ano, mas, claro, as coisas não são tão simples assim.
If you take no action, the DRM-status of your previously published titles will not change but the EPUB and PDF downloads will not be enabled for existing DRM-free titles. If you want to allow reader downloads for these titles, follow the directions below on or after December 9, and select the option not to apply DRM.
A segunda parte do e-mail explica que os autores têm que ir à página de cada livro no site, selecionar a nova opção e salvar as configurações. Comecei a fazer isso nos meus livros e, quando clico em salvar, a página de progresso demora uma eternidade para terminar.

Tecnicamente falando, é uma decisão boa para os consumidores, mas, infelizmente, na prática, não vejo essa mudança como algo que realmente vá beneficiar muita gente no momento. Especialmente no que se refere aos livros já publicados.
Alertas — Cadastre-se para receber um e-mail sempre que eu atualizar ou publicar um novo livro ou novo curso.
Enfim, de minha parte, seguirei com o projeto Homem das Cavernas Digital, guardando e organizando meus arquivos.
Quando iniciei esse projeto, algo em mim mudou por completo e não há a menor chance de eu voltar a depender de grandes corporações para gerenciar meus arquivos digitais. Meus documentos, livros, músicas, etc. estão no meu computador e, hoje em dia, controlo tudo. Definitivamente, é um caminho sem volta.