Triagem do Backlog Kanban com um Power-Up do Trello (Card Aging) | 241

O backlog de um Quadro Kanban é um espaço para guardar todas as atividades relacionadas à execução de um determinado projeto. E no caso do Personal Kanban, funciona como uma caixa de entrada para todas as tarefas pessoais.

Nas metodologias ágeis, a mudança é um fator que é sempre levado em consideração porque as coisas mudam ou falham no mundo real. Portanto, as tarefas e necessidades panejadas certamente mudarão ao longo da execução e algumas inclusive perderão o sentido.

Existem ao menos duas ações que você precisa executar no backlog de um Quadro Kanban: a triagem e a priorização. Não existe uma frequência pré-determinada no Kanban para nenhuma das duas e no caso da triagem, assunto do vídeo de hoje, é possível usar a tecnologia para facilitar essa atividade.

As atividades incluídas no backlog podem ser divididas em três grandes grupos. (1) as que serão de fato executadas; (2) as novas tarefas que aparecem e não estavam previstas e (3) as tarefas que perderam o sentido em razão da da evolução natural do projeto.

O backlog tende a crescer e uma forma de diminuir a quantidade de atividades armazenadas nele é eliminar itens do grupo 3 periodicamente.

O Kanban não determina um intervalo para que isso seja feito. Cada caso é um caso e cabe às equipes estabelecerem suas rotinas. Mas é importante limpar o backlog periodicamente para que seja possível enxergar melhor as tarefas que realmente fazem sentido.

Se você está realizando o controle com papel, Post-its, por exemplo, uma dica é colocar a data de criação em alguma parte do cartão e com base nela sua equipe pode definir quanto tempo as antigas tarefas devem ser para que sejam eliminadas. Digamos 1 mês, um trimestre, enfim, é uma decisão que cabe a cada equipe.

Gosto muito da ajuda da tecnologia para esse tipo de tarefas mecônica e o Power-Up Card Aging é uma excelente pedida. Ao ativá-lo você pode definir dois tipos de visualização do envelhecimento.

Um faz com que o cartão vá desaparecendo e outro transforma ele em uma espécie de mapa do tesouro que vai ficando cada vez mais estragado.

Independente de qual dos dois você estiver usando, o envelhecimento ficará evidente diante dos seus olhos e no momento em que for triar as atividades, será muito fácil identificar as mais antigas.

Gostou dessa dica? Por favor, deixe sua opinião e compartilhe este conteúdo com os amigos.