Trello: DOMINANDO ETIQUETAS (boas práticas) | 247

Etiquetas em um Quadro do Trello podem transformar sua forma de trabalhar. Além de filtrar informações no próprio Quadro, elas podem funcionar como importantes sinais em um fluxo Kanban ou servirem para filtros posteriores dentro de uma planilha Excel.

O outro lado dessa moeda é que o aumento das etiquetas complicará cada vez mais a localização daquela que você está procurando. O objetivo do vídeo de hoje é te ajudar a lidar com etiquetas de uma forma um pouco mais eficiente.

Vamos começar pelo básico. Algumas pessoas não sabem disso, mas você não está limitado às cores. É possível criar etiquetas usando a combinação nomes + cores.

Portanto, uma etiqueta amarela pode ser usada com vários nomes diferentes e o Trello entenderá que são etiquetas diferentes. A propósito, para ver ou esconder o nome da etiqueta na parte externa do cartão, basta clicar sobre ela.

Agora que você tem várias etiquetas com nomes, você pode usar a busca dentro do cartão. Comece a escreve um nome e a relação de etiquetas com aquelas letras começará a ser filtrada. O mesmo pode ser feito no menu que fica no canto superior direito do Quadro.

E caso não queira entrar no Cartão, coloquei o mouse sobre ele e pressione a letra "L" no teclado. Você verá a sua relação de etiquetas e poderá escolher clicando em uma delas, navegando com as setas do teclado ou usando o filtro.

Tudo isso é muito útil, mas com a criação de novas etiquetas, você pode acabar com as etiquetas originais em cores ocupando espaço desnecessário na relação de etiquetas e dificultando sua navegação entre elas para identificar aquela que está procurando.

Minha recomendação é que você apague essas etiquetas e todas as demais que não estão em uso. Isso vai facilitar e muito a sua navegação para escolher a opção desejada.

E por último, uma dica avançada. Se você usar a palavra "label" seguida de dois pontos e o nome da etiqueta na caixa de busca, poderá pesquisar suas etiquetas. Aliás, existem diversos outros operadores que podem ser combinados na caixa de busca e se você for um usuário pago do Trello, poderá inclusive salvar essas buscas.

Conhece mais alguma outra dica relacionada a etiquetas do Trello? Por favor, compartilhe deixando um comentário. E se achou o vídeo interessante, envie para um amigo.