O dilema existencial da Evernote (opinião).

Eventualmente ouço algumas pessoas dizendo que por conta deste ou daquele acontecimento, a empresa Evernote vá falir. Até o momento não concordei com nenhuma das teorias catastróficas que ouvi.

Não me parecem fazer sentido. Mas há algo que nunca vi ninguém mencionar e que considero sim um risco.

Pense comigo... Apesar das diferenças entres os aplicativos Apple Notas, Google Keep e OneNote, os três têm algo em comum. Eles pertencem a empresas sólidas e rentáveis. Muito rentáveis, eu diria.

Já o aplicativo Evernote é o único serviço da empresa Evernote. Portanto, o aplicativo precisa produzir receita suficiente para pagar os custos e gerar lucro.

Existem também os produtos (mochilas, Moleskine etc.) que, segundo o antigo CEO, Phil Link, geravam na ocasião do lançamento uma boa receita para a empresa. Algo que ele disse na época e que achei muito interessante é que uma grande parcela dos que estavam comprando os produtos eram usuários gratuitos do aplicativo e que estava sendo a primeira vez que geravam algum tipo de receita para a empresa.

E já que estamos no tema, é importante dizer que a loja deixou de existir no site da empresa, mas os produtos continuam a venda em parceiros como a Amazon.

+ Foto da loja em visita a sede da Evernote.

Onde quero chegar, Apple, Google e Microsoft podem se dar ao luxo de dar gratuitamente seus aplicativos de notas e a Evernote (empresa) não pode fazer isso. A estratégia deles sempre foi freemium. Ou seja, nós podemos experimentar o aplicativo gratuitamente, mas se precisarmos de mais recursos, temos que pagar.

É uma estratégia que tem seus riscos a longo prazo, mas há uma vantagem, o foco. Se a Evernote (empresa) souber aproveitar isso e focar na qualidade do aplicativo, certamente vai se destacar e continuar crescendo, mesmo que seja em um nicho. 

Mas gostaria de ouvir a sua opinião. Você paga pelo Evernote? Por que? Gostaria de saber a opinião, em especial, daqueles que usam e pagam pelo Evernote mesmo tendo a sua disposição o OneNote.

Por favor, deixe seus comentários para ajudar outras pessoas. Mas não vamos brigar. Não é uma competição, estou apenas curioso.