Novo (2018) Evernote Web. | 215.

Há quase 3 meses, quando comecei a testar o novo Spaces do Evernote Business, percebi que a versão Web do aplicativo estava diferente. Naquela ocasião tudo parecia estar em beta e resolvi esperar algum tempo passar para só depois conversar com você a respeito do tema no Canal.

Em 2013 eu estava presente na conferência internacional da Evernote em São Francisco quando o novo Evernote para web foi divulgado pelo então CEO Phil Libin. O plano era substituir a antiga versão por uma mais simples e leve, que foi finalmente lançada em 2014.

A antiga versão era tecnicamente muito superior porque tinha todas as funções do App que usávamos no Mac e Windows daquela época, mas era complicado navegar nas seções por conta das várias barras de rolagem na horizontal e vertical.

Comparado com o antecessor, o novo Evernote web era lindo, mas faltavam várias funções que, infelizmente nunca chegaram. E como já se foram 4 anos, a insatisfação é enorme. Há muitas reclamações no nosso grupo de discussão e o fórum oficial da própria Evernote também tem uma enxurrada de reclamações.

A nova versão de 2018 apareceu em março apenas para quem era usuário Evernote Business e somente na parte Business da conta. Pelo que estou percebendo essa restrição acabou porque não há mais a mensagem de alerta que aparecia no topo da tela. 

Para verificar se você tem acesso a nova conta, clique no seu avatar na versão web e é lá que verá a opção para mudar. Essa "nova nova" versão de 2018 voltou a ficar parecida com a versão para Mac e Windows e apesar de várias melhorias, ainda há muito a ser feito.

Se a opção não aparece para você, dê uma olhada nas dicas deixadas nos comentários do vídeo. Algumas pessoas conseguiram "destravar" a opção

Agora ficou muito mais fácil ver a relação de cadernos e mover notas entre eles simplesmente arrastando e soltando. E é possível mover cadernos entre Pilhas da mesma forma, mas não consegui de jeito nenhum criar ou desmontar Pilhas. E isso era algo que já podia ser feito na antiga versão Web.

+ Especial EC 2013 - Abertura
+ Especial EC 2013 - Encerramento

A velocidade no carregamento de notas e cadernos também melhorou e agora é possível, por exemplo, arrastar arquivos para posições específicas da nota. No caso de imagens, há como redimensionar. Lembrando que esse redimensionamento é só na aparência para que a imagem não fique ocupando um espaço enorme em tela. Infelizmente ainda não aparecem os controles de anotação na imagem. 

O espaço com a relação de cadernos, em minha opinião, ficou muito melhor e mais eficiente. Agora é fácil ver e filtrar o conteúdo. Alias, esse formato também aparece na relação de notas e até mesmo na lixeira.

Mas desde o dia 21 de março, quando comecei a suar a nova versão, não há como ver a relação de etiquetas. Ao clicar no menu etiquetas aparece a mensagem "Etiquetas em breve".

Felizmente já é possível ver etiquetas de cada nota na base da tela e confesso que gostei muito dessa nova apresentação. Lá é possível criar ou excluir etiquetas e também filtrar conteúdo baseado naquela etiqueta.

Estou contente com toda essa movimentação da versão Web, mas há muito que melhorar ainda. Por exemplo, não há o recursos como selecionar varias notas, ou seja, nada de mesclar, ou tomar ações em lote. Também não há como mudar a data de criação de notas.

O lado positivo é que agora existe um botão dedicado ao envio de feedback para a versão web. Tenho mandando sugestões com freqüência e se você é uma pessoa que depende da versão web, recomendo que faça o mesmo. 

O que você acha? Será que agora a versão web está começando a melhorar? Por favor compartilhe sua opinião.