Microsoft Planner, o clone do Trello | 243

A Microsoft tem feito um excelente trabalho de aprimoramento do pacote Office, que tem se tornado cada vez mais integrado com serviços importantes para trabalho em equipe e gestão de atividades.

Percebo a empresa atacando em duas frentes: (1) comprando serviços como o Skype ou (2) copiando serviços como aconteceu com o Teams que é uma cópia do Slack. Nos dois casos o objetivo é melhorar o Office 365 e, em minha opinião, eles têm feito um belo trabalho.

Mas o assunto de hoje é bastante específico. Quero conversar com você a respeito do Microsoft Planner. Ele é uma cópia do Trello e se sua empresa tem o pacote Office 365 Business, o Planner está incluído e você poderá se beneficiar de uma boa parte dos ensinamentos de Trello que estão no Canal.

O Planner usa o formato Kanban e copiou basicamente todos os elementos do Quadro e Cartões do Trello, porém com nomes diferentes. As Listas estão lá e clicando em um dos cartões você verá o título, descrição, etiquetas, espaço para comunicação entre membros da equipe etc. Enfim, basicamente uma cópia uma roupa da Microsoft.

O Planner chama os cartões de tarefas, o que particularmente não gosto, mas isso é outro assunto. O importante é saber que há dois recursos que são bem interessantes e que não existem no Trello.

Assim como no Trello, é possível incluir uma data de conclusão para aquele cartão. Mas além disso, você pode adicionar uma data para início e também informar se a tarefas já foi iniciada ou não.

Essa informações e diversas outras aparecem em um outro espaço, um painel de controle, que também não existe no Trello. Esse espaço é muito interessante porque serve para que o gestor tenha uma ideia de como andam todas as atividades.

Enfim, se sua empresa é assinante de alguma versão do Office 365 Business, sugiro que dê uma olhada no Planner. Pode ser que sirva para algo que você não está conseguindo implantar por conta de restrições de TI para que bloqueiam determinados serviços ou aplicativos com o Trello. E se precisar de ajuda para implantar o Kanban, estou a disposição.

Gostou do vídeo? Por favor, use os botões abaixo e envie para os amigos e colegas de trabalho. E se sua empresa já usa o Planner, deixe um comentário compartilhando sua experiência.