Kanban: exemplo de uso no Trello. | Ep. 210.

No primeiro vídeo desta série, expliquei a origem do Kanban e alguns termos técnicos para que você possa começar a se familiarizar com alguns conceitos. Neste segundo vídeo você verá um quadro em funcionamento. Utilizei como exemplo um quadro real, o que utilizo para controlar a produção, edição e publicação dos meus vídeos no YouTube.

Caso não tenha nenhuma familiaridade com o Kanban e não tenha ainda assistido o primeiro vídeo, recomendo que assista antes de partir para esta segunda aula. Você pode também acompanhar e seguir a lista http://vladcampos.tv/kanban para receber notificações e acompanhar os próximos capítulos desta série.

Conforme expliquei na primeira aula, conhecer o fluxo de atividades e criar uma representação dele, por exemplo, no Trello, ou outro aplicativo, papel ou pastas do seu computador é muito importante. Por exemplo, desta forma é possível visualizar e tomar ações para controlar o trabalho em progresso (WIP) em cada uma das etapas.

Por exemplo, meu fluxo de produção de vídeos começa com uma IDEIA, passa pela criação de uma PAUTA, depois vem a GRAVAÇÃO do vídeo, EDIÇÃO e PUBLICAÇÃO. Estas etapas foram reproduzidas no meu quadro e em alguns casos subdivididas em etapas ainda menores.

Se estou planejando férias ou uma viagem a trabalho e quero manter o fluxo de publicações dos vídeos, posso olhar para o quadro e em poucos segundo saberei se tenho vídeos suficientes na etapa de publicação para que eu possa continuar publicando mesmo que eu não esteja gravando por algum período (durante a viagem).

Além de ser um importante aliado no planejamento de eventos futuros, o quadro, por si só, é um indicativo constante do que está acontecendo na nossa rotina. Caso eu tenha muitos itens nas colunas IDEIAS e PAUTA e poucos ou nenhum em PUBLICAÇÃO, é evidente que logo faltarão vídeos para serem publicados.

A situação inversa, muitos itens em PUBLICAÇÃO e poucos em IDEIAS, indica que logo faltará conteúdo para ser gravado, editado e publicado. Percebe como é simples? Não há necessidade de criar regras ou estabelecer rotinas especificamente para esta finalidade uma vez que você estará sempre olhando para o quadro porque ele é o guia do seu trabalho. É o mapa para o tesouro!

Essa visão instantânea da situação presente e previsão do futuro é um dos elementos que mais gosto no Kanban. E é algo que vários dos meus clientes relatam como um aspecto que facilita enormemente a visualização do trabalho em execução e consequentemente elimina uma série de reuniões e a infinita troca de emails ou mensagens apenas para checar entendimentos..

Facilita muito o trabalho de equipes e é uma forma simples e natural de subsidiar o gestor para tomada de decisão.

Se você não trabalha em equipe ou deseja ter uma visão das suas atividades pessoais, os benefícios são os mesmos. É com a ajuda do Kanban que consigo manter todas as minhas inúmeras atividades no radar e tarefas em dia.

O que achou da videoaula? Conseguiu entender um pouco melhor o potencial do Kanban? Se já é um usuário, por favor, compartilhe o vídeo com um colega de trabalho ou aquele amigo que está tendo dificuldade da gestão de atividades pessoais ou profissionais.