IFTTT, Microsoft Flow ou Zapier? (comparativo).

Videoaula

Existem diversos serviços online que podem simplificar a parte mecânica ou braçal do nosso trabalho com a ajuda automações de rotinas.

Por exemplo, mandar automaticamente os links de um novo post para todas as rede sociais. Criar um cartão no Trello com base em características de emails recebidos. Criar uma pasta no Google Drive quando um cartão do Tello for movido para uma determinada lista. Criar um compromisso na agenda sempre que um lembrete do Evernote for incluído em uma nota.

As possibilidades são quase infinitas e o melhor é que muitas automações podem ser criadas de forma gratuita. Um comparativo entre o três principais serviços, IFTTT, Microsoft Flow e Zapier, é o tema da videoaula de hoje. Meu objetivo com esta primeira explicação é preparar o terreno para que no futuro eu possa detalhar cada um deles. Enquanto isso, sugiro que também dê uma olhada nas aulas já gravadas a respeito de Automação e o conjunto de explicações específicas a respeito do Zapier.

A base deste tipo de serviço é o conceito de ação gerada por conta de um gatilho. Ou seja, um determinado acontecimento gera automaticamente uma reação. Digamos que você queira guardar em uma pasta do Dropbox todas as suas fotos do Instagram. Neste caso "nova foto" é o gatilho que gera a ação "guardar uma cópia na pasta X do Dropbox.

O IFTTT é o único entre os três que é totalmente gratuito. Microsoft Flow e Zapier disponibilizam parte do serviço de forma gratuita e, caso seja necessário, é possível pagar para obter mais recursos.

Outra diferença entre os três é a quantidade de serviços que podem ser conectados. O Zapier é o mais forte neste ponto. São 1.100 serviços (março/2018) contra uma estimativa de 400 do IFTTT e 200 do Flow.

Outro ponto a favor do IFTTT é que ele é o mais simples de configurar. Portanto recomendo que comece a experimentar automações por lá. Já o Zapier e Flow permitem regras mais elaboradas ou sub-passos que precisam ser verificados antes da conclusão do processo. É um diferencial importante porque possibilita rotinas mais sofisticadas, mas pode ser mais complicado para iniciantes. 

Já conhecia estes serviços de automação? Gostou? Por favor, compartilhe este conteúdo usando um dos botões abaixo. E se você tem alguma dica específica, deixe seus comentários para ajudar outras pessoas.