Evernote: CRM + Material de Referência (gestão de clientes). | Ep. 207.

Na videoaula de hoje compartilho com você a combinação de duas dicas. Foi algo que recentemente recomendei para um dos meus clientes e que pode ser útil para você também.

O plano é combinar o uso de etiquetas do Evernote com a ideia do Caderno para CRM e o recurso de criação de Índice de Notas usado para coleta e criação de Material de Referência. Parece confuso? Não se apavore, está tudo descrito abaixo e também detalhado na videoaula.

A ideia surgiu quando eu auxiliava um escritório de Arquitetura. Eles já tinham o hábito de usar o Web Clipper para coletar online imagens de fachadas, entradas e outros elementos de casas que funciona como uma espécie de catálogo para ajudar clientes a visualizarem exemplos.

O primeiro passo foi separar estes elemento coletados por etiquetas. Desta forma quando o foco é a discussão da fachada, basta filtrar por fachada e mostrar todas elas para o cliente. A propósito é uma excelente oportunidade para usar o Modo de Apresentação.

+ Como criar uma apresentação de slides com Evernote.
+ Videoaulas a respeito do Web Clipper.
+ Evernote: Etiquetas ou Cadernos?

A medida que o cliente vai se interessando por este ou aquele exemplo, basta incluir na nota uma nova Etiqueta com o nome do cliente. Desta forma será possível filtrar todas as referências daquele cliente quando chegar a hora de trabalhar no projeto.

Concluído os trabalho, minha sugestão foi apagar a etiqueta com o nome do cliente para que isto não gere um enorme acúmulo de etiquetas no futuro. Mas antes de fazer isso é importante separar e guardar as referências escolhidas pelo cliente.

Cada nota do Evernote tem um link interno que aponta para ela. Portanto, basta filtrar todas as notas daquele cliente, selecionar todas elas, usar a combinação ctrl + c (Windows) ou cmd + c (Mac) e depois colar em um ponto específico da nota de CRM.

O Evernote criará um link para cada uma das notas com o respectivo título. E mesmo que não use o Evernote para o seu CRM, é possível também incluir estes links no Trello ou outro aplicativo.

O que você achou desta combinação de dicas? Conhece alguém que é gerente ou proprietário de uma pequena empresa e que pode precisar de fazer algo assim? Compartilhe este conteúdo usando um dos botões abaixo. E se você tem algo a acrescentar, por favor deixe seus comentários para ajudar outras pessoas.