Etiquetas no novo (2018) Evernote para web. | Ep. 222.

Venho acompanhando a nova versão web do Evernote desde que estava em beta. No começo não era possível nem mesmo acessar minha relação de etiquetas, mas o serviço vem melhorando todo santo dia.

Há algumas semanas, quando publiquei um vídeo a respeito das minhas primeiras impressões, prometi que continuaria compartilhando minhas experiências e aqui estamos. O objetivo deste vídeo é focar no uso das etiquetas.

De um modo geral, tem sido uma experiência interessante entrar diariamente na versão web e encontrar um novo menu ou algo que não estava lá no dia anterior. Além disso, frequentemente uso o botão "Send Feedback" para reportar algum problema ou enviar uma sugestão. Posso afirmar que estou 100% engajado no processo de reconstrução da versão web e estou adorando.

O lado positivo da tragédia com meu MacBook Air é que tenho acompanhado ainda mais de perto as novidades já que a versão web do Evernote é a que passei a usar a maior parte do tempo no meu Chromebook.

A nova versão web começou mal. Conforme mencionado, não havia nem mesmo como acessar as etiquetas. Mas elas chegaram em grande estilo. Não sei qual a sua opinião e gostaria de saber, mas gostei muito da forma como elas aparecem na base de cada nota.

Lá é possível ver, remover e incluir ou criar novas etiquetas. Você pode ainda acessar todas as notas que tenham uma daquelas etiquetas. Basta clicar sobre uma delas e escolher a opção para ver notas com a mesma etiqueta.

Gostei tanto da barra que gostaria de ver algo assim nas próximas atualizações das versões do aplicativo para Mac e Windows.

Mais recentemente incluíram também a opção de filtrar etiquetas via ícone no topo da relação de notas. Infelizmente o comportamento é diferente do que acontece no Mac, onde o click mostra apenas a relação de etiquetas que existem no caderno selecionado.

Na versão web, o Evernote mostra uma relação com todas as etiquetas e assim que terminei de gravar e editar o vídeo, identifiquei um outro problema. Começaram aparecer na relação algumas etiquetas que já eu havia excluído da minha conta. Parece ser um bug apenas na versão web porque não está acontecendo no Android. E evidentemente já reportei o ocorrido. 

Estou muito satisfeito com a evolução da versão web, especialmente neste momento em que preciso usar o Chromebook, mas gostaria de ouvir sua opinião. Você está acompanhando a evolução dessa versão do Evernote? O que está achando? Por favor, deixe seu comentário.