Etiquetas do Gmail para guardar emails no Evernote (automação). | Ep. 212.

A esta altura você já deve saber que apenas usuários pagos do Evernote podem usar a função de encaminhamento de emails para o aplicativo. Mas a minha dica de hoje funciona também —e muito bem!— para quem é usuário gratuito.

Antes de falarmos a respeito do tema propriamente dito é preciso conversarmos sobre boas práticas. Simplesmente levar tudo para o Evernote é o mesmo que transferir problemas de um lugar para outro. Sugiro dois tipos de encaminhamento:

  1. Mensagens que contenham algum conteúdo relevante para um projeto ou trabalho sendo realizado;

  2. Emails que são tarefas a serem executadas. Neste caso só se você estiver utilizando o Evernote como seu espaço para controle de atividades. Se o aplicativo for outro, Trello, por exemplo, melhor encaminhar para lá porque o que ensino nesta aula funcionará muito bem lá também.

primeiro passo é criar algumas etiquetas no Gmail (ou no outro aplicativo usado por você). Como uso o Evernote para gerenciar minhas atividades, tenho 3 etiquetas desse tipo. Uma delas chama-se "Ação Necessária" e envia para meu Evernote emails do meu contador, contatos de novos clientes e perguntas que chegam dos meus alunos dos Cursos Online.

A propósito, nas próximas semanas estará no ar um curso a respeito de automações como a que ensino deste vídeo. É um curso para iniciantes. Se o assunto te interessa, fique atento às novidades em vladcampos.com/cursos.

Agora que você já tem as etiquetas prontas, vamos ao Zapier. Já publiquei algumas aulas a respeito do Zapier e lá poderá entender em detalhes como ele funciona. 

Minha regra regra de automação é simples, toda mensagem que tem a etiqueta X será encaminhada para o caderno Y do Evernote. E como quero conseguir voltar para a mensagem no futuro, incluí no topo o link para o email original no Gmail.

Agora basta que você marque a mensagem com aquela etiqueta e ela será enviada para o caderno específico.

Você já está acompanhando as aulas a respeito de Kanban? Estão todas na playlist http://vladcampos.com/kanban e em breve, quando estiver explicando meu sistema Kanban dentro do Evernote, essa aula de hoje será muito útil.

O que você achou desta dica? Conhece alguém que pode precisar encaminhar conteúdo do Gmail para o Evernote de forma automática? Compartilhe este conteúdo usando um dos botões abaixo. E se você faz algo diferente, deixe seus comentários para ajudar outras pessoas.