Email descartável na luta contra o SPAM (segurança).

Videoaula

Há alguns dias reclamei lá no Twitter que o Airbnb compartilhou meu endereço de email com o Mercado Pago, que, por sua vez, começou a me enviar spam. Na aula de hoje explico como é que descobri que empresa compartilhou meu email e porque é importante se proteger deste tipo de situação.

Não parei para reler os termos de uso que nunca li (risos), mas tenho certeza de que em algum ponto há um item dizendo que o Airbnb pode compartilhar meus dados com a empresa X ou Y. E agora, pensando em tudo que aconteceu, imagino que é o Mercado Pago que processa os pagamentos do Airbnb no Brasil.

E como é que eu sei que foi o Airbnb que compartilhou meu endereço de email? Simples, eu uso um email diferente para cada cadastro. Calma, não precisa ficar assustado, é o mesmo email com uma pequena variável. Já testei esse truque no Gmail e no iCloud, mas pode ser que funcione em outros serviços.

+ Experimente o G Suite por 14 dias.

Vamos usar como exemplo o endereço nome@gmail.com. O que você vai fazer é usar um sinal de adição na primeira parte do email e incluir números ou letras depois do sinal de adição. Por exemplo: nome+airbnb@gmail.com ou nome+airbnb@icloud.com.

O que acontece é que tudo que vem depois do sinal de adição é ignorado. Em outras palavras, você pode formatar o endereço como quiser e receberá a mensagem normalmente. Portanto, se eu recebi algo do Mercado Pago em um endereço que usei no Airbnb, fica bem claro quem compartilhou o que com quem.

Sabendo disso, posso ir ao Airbnb, mudar meu endereço de email e criar uma regra no Gmail dizendo para jogar direto no lixo todas as mensagens direcionadas ao antigo endereço. É uma forma de evitar spam, mas há outro detalhe importante, a segurança.

+ Email profissional com precisão militar (saiba como)

Uma recomendação que procuro compartilhar com meus alunos e clientes é sempre usar senhas diferentes para cada serviço. Isso é importante porque a primeira coisa que hackers tentam é usar o mesmo usuário e senha (roubados) em outros serviços. E com um endereço de email e senha diferentes para cada serviço, você estará ainda mais protegido.

É claro que nestes casos você precisa usar um gerenciador de senhas como o 1Password, LastPass ou algum outro. Assim não precisará decorar nem o email, nem a senha. Mas isso é assunto para outro vídeo. Por ora, dê uma olhada no conteúdo que já disponibilizei na playlist específica a respeito de segurança.

E você, já conhecia esta dica? Gostou? Por favor, utilize os botões abaixo e compartilhe o vídeo com um amigo. E se é novo aqui, assine o canal porque compartilho dicas a respeito de Organização Inteligente & Trabalho Eficiente várias vezes por semana. Um grande abraço e até o próximo.