CRM no Trello (com uma ajudinha do Evernote).

Há alguns meses publique uma explicação de como funciona meu CRM no Evernote e uma das partes mais importantes do sistema é o histórico de comunicação que mantenho com os clientes.

O problema é que este processo é manual e venho há algum tempo buscando uma forma de automatizar as coisas e recentemente pensei em algo muito interessante que posso fazer usando o Trello. E é isto que compartilho na aula de hoje. Obviamente sua realidade é diferente da minha. Portanto, use minhas sugestões como inspiração e crie seu próprio sistema.

Meu sistema de CRM é dividido em quatro grandes blocos de informação. A primeira parte é a ficha do cliente com nome, email, descrição do problema etc. Estes elementos chegam todos automaticamente com a ajuda do Zapier.

O segundo bloco é uma relação de tarefas que preciso realizar ao longo do tempo em que estarei com o cliente. Por exemplo, dependendo da consultoria contratada, o cliente ganha um ou mais dos meus Cursos Online e preciso ter um controle do que já foi enviado.

Depois está uma descrição mais detalhada da situação do cliente. Preciso saber que aplicativos ele usa, como funciona o fluxo atual de trabalho e mais uma série de informação que são o subsidio para que a consultoria seja eficiente.

E finalmente vem a parte mais importante, o histórico de tudo que acontece ao longo do relacionamento com o cliente. É algo bem simples. A data acompanhada de uma pequena descrição da interação.

A primeira parte pode ir automaticamente para o Trello usado o mesmo tipo de automação com o Zapier. A propósito, há um módulo inteiro no meu curso Organização Inteligente & Trabalho Eficiente dedicado a este tipo de integração. O módulo de tarefas a resolver posso transformar em um Checklist to Trello. Já a descrição da situação do cliente, preferi deixar no Evernote porque gosto muito da flexibilidade e simplicidade de anotação de conteúdo e inclusão de informações adicionais nas notas do Evernote.

E naturalmente a parte de histórico foi transferida para a área de comentários do cartão. Como cada comentário ganha a data e hora automaticamente, basta escrever e o carimbo de data e hora vai junto. E esta é a parte que vamos explorar em mais detalhes.

Abra um dos seus Cartões e escolha "Compartilhar e mais" e verá o email daquele Cartão. O que passei a fazer foi cadastrar aquele email como um email secundário do cliente na minha agenda. Ao mandar um novo email ou responder um que recebi daquele cliente, basta colocar o email do Cartão do Trello no campo de cópia oculta e aquele email vai se transformar em um comentário com data e hora no Cartão.

Adorei esta ideia. Estou poupando um bom tempo e tenho o histórico completo da minha relação com o cliente. Este é um bom exemplo de como a tecnologia pode fazer com que você trabalhe menos e tenha mais resultados.

O que você achou desta dica? Conhece alguém que pode precisar de fazer algo assim? Compartilhe este conteúdo usando um dos botões abaixo. E se você faz algo diferente, deixe seus comentários para ajudar outras pessoas.