Controle de Horas no Google Planilha | 244

Se você presta serviços para outras empresas, é muito importante ter o controle das horas utilizadas para cada cliente. Existem muitas ferramentas que fazem isso, mas o preço pode não se justificar no início de carreira ou quando há menos trabalhos em andamento.

Recentemente um dos meus alunos estava com este problema e resolvemos criar algo alternativo via Google Planilhas. Esse é o tema do vídeo de hoje.

Antes de mais nada, preciso explicar a realidade em que ele está inserido. Montei para ele fluxos Kanban no Trello representando cada uma das três atividades principais que ele realiza. E neste cenário, cada Cartão representa um cliente.

Para controle de tempo, sugeri uma planilha simples com três colunas: início, fim e uma fórmula que calcula a duração do trabalho. O seja, basta colocar a hora de início e fim e o sistema calcula o tempo gasto.

Cada planilha tem o nome de um cliente e foi colocada como anexo no respectivo cartão. E para simplificar um pouco mais as coisas, usei a função "now" que mostra sempre a hora atual (assista o vídeo para entender melhor).

O primeiro passo é definir a formatação das duas primeiras colunas que vamos usar. Selecione as duas e defina que o formato é "hora". Depois vá a terceira coluna construir a fórmula, subtraindo as colunas e defina o formato como "duração".

Para experimentar, coloque horários de início e final nas duas primeiras colunas e veja o resultado na terceira.

Se quiser simplificar ainda mais, é possível usar a função "now". Adicione uma linha no topo da planilha e escreve hora local. Na célula da direita use =now() e aquela célula sempre mostrará a hora presente quando você abrir a planilha.

Portanto, basta copiar aquele campo e colar na célula de início ou fim, mas lembre-se de colar como somente texto. Use o atalho de teclado "ctrl + shift + v" no Windows ou "cmd + shift + v" no Mac para colar apenas a informação, ou seja, o horário e não a fórmula.

Como o link de cada planilha está no respectivo Cartão de cliente do Trello, basta clicar no link, ver a planilha, marcar o horário de início e fechar. Depois que estiver terminado o trabalho com aquele cliente, clique novamente no link que está dentro do Cartão e na planilha realize o mesmo procedimento.

Não é um sistema automático, mas acredito que pelo preço é —zero!— vale a pena o pequeno esforço. E é claro, você pode sofisticar o modelo com somatório, integração entre planilhas etc. E você, como é que controla seu tempo? Por favor, compartilhe conosco sua experiência. E se gostou dessa dica, mande para um amigo.