Como guardar senhas de forma segura (1Password, LastPass etc.)

Uma das recomendações mais básicas em se tratando de segurança online é usar senhas diferentes para cada um dos serviços nos quais você se cadastra. Mas com tantos cadastros, como é possível memorizar todas essas senhas?

Bom, não é humanamente possível e neste momento entra em cena os gerenciadores de senha, tema da videoaula de hoje.

Eles são basicamente um cofre que guarda todas as suas senhas e outros elementos como anotações seguras e também tokens usados no serviço de autenticação em dois passos sobre o qual já gravei uma aula.

Os principais serviço também contam com uma extensão para seu navegador de Internet que fica de olho nas senhas que você está preenchendo para captura e guardar uma nova senha ou sugerir a senha correta com o serviço de auto completar.

Agora você deve estar se perguntando qual a vantagem de usar isso se o navegador já tem essa função de guardar senhas. Os gerenciadores guardam suas senhas de forma bem protegida e contam com outras vantagens com a criação de senhas fortes, ou seja com vários dígitos diferentes e gerados aleatoriamente. 

Os dois serviços que conheço bem são o 1Password que custa US$2.99/mês e o LastPass que custa US$2/mês, mas que tem também uma versão gratuita. Isso mesmo, gratuita. As funções da conta gratuita são muito básicas.

Em resumo você terá o cofre e o preenchimento automático de senhas. Ele não gera senhas aleatoriamente e não guarda tokens de autenticação em dois passos. 

Mas existem sites que geram senhas aleitares, falei sobre isso vídeo a respeito de uso do Evernote como um gerenciador de senhas e o próprio Google tem um gerenciador de tokens chamado Google Authenticator. Portanto, apesar de um pouco mais trabalhoso, é possível, sim, guardar suas senhas de forma segura sem pagar nada por isso.

Conhece alguém que ainda anota senhas em um caderninho? Compartilhe este conteúdo usando um dos botões abaixo. E se você usa algum aplicativos ou serviço diferente, deixe seus comentários para ajudar outras pessoas.