Cansado dos procedimentos? Seja a mudança!

Trabalhei por anos em grandes empresas e muitas vezes me deparei com processos e procedimentos que não faziam sentido algum. Se você já passou por isso, sabe bem que reclamar com o colega, cliente ou até mesmo com o chefe, provavelmente não vai resolver nada. Na maioria dos casos é uma batalha perdida e frustrante.

O fato é que aquele passo-a-passo é importante para que as coisas funcionem e cada uma das etapas foi criada por algum motivo em algum ponto no tempo. O problema é a falta de revisão e a estagnação.

Anos depois comecei a trabalhar como consultor e tenho meus próprios procedimentos, mas não é sobre eles que quero conversar hoje. O que tenho percebido nas minhas consultorias é que existe um grupo de pessoas que encontrou uma forma de contornar essa barreira.

Meus clientes vêm em busca de formas mais eficientes e modernas de fazer as coisas e minha primeira conversa é em forma de diagnóstico para entender em detalhes o que está acontecendo. Em alguns casos fica muito evidente que a pessoa se esforça, quer fazer as coisas e a empresa é que está atrapalhando. Mas eles são guerreiros e lutam pela mudança.

É incrível o que esse pequeno exército consegue fazer com o que aprendem comigo. Eles são fortes e desbravadores.

Usam os aplicativos, métodos e técnicas por conta própria, muitas vezes em paralelo com tudo aquilo que existe de mais antiquado nas empresas. O caminho é difícil e às vezes longo, mas eles não desistem!

Seguem com os altos e baixos até que um dia, quando menos se espera, começam as perguntas:

- Como é que você fez isso?
- Como encontrou essa informação tão rápido?
- Que aplicativo é esse?

A contaminação vai atingindo os colegas, o chefe e vai se espalhando até que é inevitável e uma mudança acontece.

Não é um caminho fácil, mas funciona. Ao menos é o que os clientes me contam meses depois. As histórias são fantásticas, mas a jornada definitivamente não fácil.

Se você busca a mudança, rebele-se, mas de outra forma. Bater de frente não vai funcionar. Vá em busca de alternativas e mostre que é possível fazer as coisas de uma forma mais eficiente.