Cadastro automático de clientes no Trello via Zapier. | 231

Quando me perguntam porque prefiro o Zapier para criar e controlar minhas automações, a resposta vem fácil. Dentre todos os serviços que já testei, ele é o que permite um controle mais específico do que desejo usar de acada aplicativo.

Por exemplo, o Power-Up Campos Personalizados do Trello permite a criação de até 50 novos campos nos cartões de um Quadro e o Zapier consegue enxergar e interagir com todos estes campos, seja para incluir informações, seja para capturar o conteúdo e utilizar em outra parte.

No vídeo de hoje demonstro como é possível criar um mecanismo automático para coleta de informações de clientes via Formulário do Google, que por sua vez, alimenta um #CRM dentro de um determinado cartão do Trello.

Uma vez que o Google Forms guarda todas as informações coletadas em uma planilha, podemos criar uma automação do Zapier que ficará monitorando novas linhas na planilha e com base nestas informações, alimentar campos específicos no cartão do Trello.

No exemplo demonstrado no vídeo, estou coletando três informações: nome do cliente, o email e qual tipo de telefone usado por ele (Android ou iOS). A automação do Zapier levará o nome para o título do cartão e o endereço de email e sistema do telefone para os respectivos Campos Personalizados.

Além disso, criei um campo de data que pode ser alimentado com uma data relativa, ou seja, um determinado período depois do preenchimento do formulário.

É algo que pode funcionar como um prazo para tomada de ação. No meu exemplo estipulei que a data deve ser criada no Trello marcando 24h depois do preenchimento do formulário.

A título de curiosidade, é exatamente isso que faço no meu sistema de consultoria.

Quando alguém preenche o formulário, os dados são levados para o Trello com um prazo de 24h para minha resposta. Nem sempre consigo responder a tempo, mas ao menos tenho o controle de tudo no Quadro que uso para as mentorias.

Gostou da dica? Será que pode ser útil para alguém que você conhece? Por favor, compartilhe com os amigos e deixe sua opinião a respeito de automação. Gostaria de ouvir sua opinião. Você usa? Não vê necessidade? Acha difícil? Por favor, comente.