Aplicativos para trabalho remoto (Home Office & Viagem).

Videoaula

Este é o segundo vídeo da série a respeito de Home Office. Caso ainda não tenha assistido, recomendo que assista o primeiro também. O tema é extenso e por isso mesmo comecei a produzir esta série.

Há muito que não mencionei no primeiro vídeo e tenho certeza que este também estará incompleto. O objetivo hoje é compartilhar com você alguns dos aplicativos e serviços que considero essenciais.

Lembro que todo conteúdo abaixo está também disponível em formato de vídeo.

Minha primeira dica é focar nos aplicativos com versões para várias plataformas ou que funcionem bem via web e no celular. E para os que viajam com frequência ou ficam muito tempo fora do escritório é fundamental usar serviços que permitem manter conteúdo em modo offline, como o Evernote

Um bom aplicativo para videoconferência é muito importante também. Gosto muito da simplicidade do Google Meet, que é a versão corporativa do Hangouts. Basta enviar um link para a pessoa e ela clica para entrar na sala de conferências via navegador.

Se você já foi meu cliente ou aluno, lembrará que esta é a ferramenta que costumo usar. Principalmente porque é muito simples marcar uma chamada via compromisso. Basta usar o Google Agenda e selecionar a opção adicionar Hangouts ou Meet. a propósito, fique de olho na série a respeito dos serviços Google porque videoconferência via Meet e Hangouts é um dos próximos temas.

+ Série a respeito dos serviços Google.

A comunicação frequente que acontece naturalmente nos escritórios resolve muitos problemas de forma natural e isto acaba se perdendo no Home Office. Não necessariamente recomendo aplicativos ou soluções como o Slack. Existem outras formas de manter a comunicação em modo e assíncrono.

Montar um quadro Kanban no no Trello, ou em aplicativo similar, é perfeito para manter o trabalho fluindo e ao mesmo tempo permitir que o gestor tenha uma noção de todos os estados de cada um dos clientes e colaboradores. Outro benefício é conseguir manter a comunicação focada em cada tema.

Conforme mencionei no início, o tema é extenso e meu objetivo neste momento é passar uma visão de alguns serviços. Caso tenha alguma dica ou gostaria de ouvir minha opinião a respeito de algum outro aplicativo, por favor, deixe um comentário. E se gostou, por favor, compartilhe usando os botões abaixo.