Evernote: Fim da conta Plus. E agora? (opinião).

Me deparei com o assunto pela primeira vez em conversas que aconteceram há alguns dias no nosso grupo de discussão. Algumas pessoas começaram a alertar os demais para o fato da que a conta Plus do Evernote ter desaparecido do site. 

O plano Plus realmente não existe mais e posso até entender as razões que levaram a empresa a eliminar esta opção do "cardápio", mas o que não gostei foi a forma como a comunicação ocorreu.

Para ser mais exato, a única informação oficial que encontrei a respeito do assunto até o momento foi publicada no Fórum e, particularmente, acredito que o tema é grande o suficiente para ser tratado como um post no blog oficial.

O motivo exposto é simples, o plano Plus é um dos menos populares desde que foi lançado. Pessoalmente preciso dizer que é difícil discordar desta afirmação. Por coincidência acabei de publicar esses dias um vídeo com resultado de algumas das minhas enquetes no YouTube e 85% dos que responderam a pergunta de qual conta usam, afirmaram que estão nas contas Gratuita ou Premium.

Segundo o texto publicado no Fórum, usuários Plus terão a sua disposição a possibilidade de renovar a conta, mas ela não estará mais disponível para os demais. Em outras palavras, não há motivo para alarme. Tudo permanece como antes para os atuais assinantes Plus.

E você, o que achou desta mudança? Compartilhe sua opinião no grupo de discussão e veja também o que outras pessoas estão comentando por lá.

 

Adeus Skitch?

Por favor, não me entenda mal, adoro o Skitch, mas é uma questão de estratégia. O novo CEO da Evernote já havia dito que a empresa pretendia, a partir daquele momento, trabalhar com foco no elemento principal do aplicativo, as Notas. Começaram descontinuando o Hello e o Food e agora chegou a vez de mais uma leva de serviços que partirão.

  1. O Clearly eu mesmo já havia descontinuado. O futuro dele era tão evidente para mim, que o excluí da ultima atualização do meu livro. Realmente não há sentido algum em manter dois aplicativos que fazem praticamente a mesma coisa. O Web Clipper foi priorizado e vem evoluindo muito;
  2. O Evernote para Pebble eu nunca usei. Adoro meu Pebble, adoro o Evernote, mas não faz sentido ter apenas uma cópia da estrutura de Notas no pulso. Simplesmente não é eficiente. Tanto que a versão para Apple Watch tem funções bem específicas, que aliás, são muito parecidas com as do Powernoter;
  3. Já o Skitch é uma outra história. É um dos serviços Evernote que mais uso no Mac para melhorar a comunicação via imagens dos meus livros e interação com desenvolvedores, clientes etc. Na prática, tudo que preciso selecionar, marcar e mostrar para alguém é feito via Skitch. Mas descontinuar o aplicativo não significa que ele morreu! A propósito, a versão para Mac continuará a existir.
 Logo original do Skitch antes de ser comprado pela Evernote.

Logo original do Skitch antes de ser comprado pela Evernote.

O Skitch foi comprado e aos poucos incorporado ao Evernote. Hoje suas funções estão em toda parte. Dentro de cada Nota, lá no topo, existe uma letra “a” (Mac e Windows). Clique e, dependendo do seu tipo de conta, poderá marcar imagens e PDFs. O Web Clipper também tem o Skitch embutido. Você pode recortar partes de sites, marcar o que quiser e salvar no seu Evernote ou compartilhar com alguém via link público ou Work Chat.

Foco é algo muito difícil e, ao mesmo tempo, extremamente importante. Quando a Apple estava quase falindo, foi o foco em um reduzido conjunto de produtos que ajudou Jobs a reergueu a empresa que é hoje uma das maiores do mundo. A Microsoft tem seguido o mesmo caminho. Comprou aplicativos, descontinuou alguns, adaptou outros e tudo em nome de uma nova estratégia que foi definida para a empresa. E perder o foco ao longo da jornada é relativamente comum. Nicholas Carlson, fala muito sobre isso no livro Marissa Mayer And The Fight To Save Yahoo. O lado positivo é que é possível reencontrar o equilíbrio e voltar à rota planejada.

E, por favor, não se apavore, já comecei a trabalhar em pautas de alguns episódios do Diário de um elefante para ilustrar como você poderá continuar a fazer as coisas usando o Skitch dentro de Notas ou via Web Clipper.

 

Pequenas novidades no Evernote para Android e iOS

Atualizações recentes no Evernote para Android e iOS trouxeram novidades pequenas, porém, interessantes. Por exemplo, as buscas feitas via Spotlight no telefone ou tablet da Apple, agora mostram também conteúdo de Notas do Evernote. Essa era, em realidade, uma limitação imposta pela Apple e é muito bom saber que a barreira não existe mais.

Além disso, outras duas novidades do iOS 9 foram também integradas ao Evernote. Ao clicar em um link dentro de uma Nota, você não será mais enviado para o Safari. Uma espécie de aba do navegador aparecerá dentro do aplicativo. Bom para aqueles que usam senha no Evernote. Sair e voltar, significava ter que sempre digitar a senha novamente. Além disso, usuários do 6S e 6S+ poderão iniciar uma nova Nota, Foto e Lembrete ao pressionar com mais força o ícone do aplicativo.

No Android, os widgets que tanto adoro foram redesenhados e estão agora integrados ao aplicativo. Ou seja, ao realizar o download do Evernote, os widgets virão junto. Se não notou nenhuma mudança depois do update, apague os antigos widgets e os novos modelos aparecerão:

  • Ícone de Ação - Permite acesso direto a uma Nota. Uso sempre para chegar rapidamente a tarefas, roteiro de alguma viagem etc;
  • Barra - Pode ser configurada com ícones para acesso rápido a determinadas funções;
  • Barra com Pré-Visualização - Utilizo essa com minha lista de Lembretes, mas podem ser também Notas de um Cadernos.

Os três widgets podem ser configurados com diversas ações, mas há uma nova que recomendo: Nota Simples. Você poderá criar uma Nota na tela Home do seu Android sem precisar ir ao Evernote. É só clicar e um pop-up aparecerá permitindo que você escreva algo.

+ Dica 59 - Widgets no Android
+ Gostando um pouco mais do Android depois do Yahoo Aviate

Por fim, um detalhe simples, porém extremamente útil é a possibilidade de clicar numa pequena engrenagem para modificar as configurações de cor e itens na barra. Por incrível que pareça, essa engrenagem não existia em todos os antigos widgets. Antes, para mudar algo, era preciso excluir o widget e adicionar outro com as novas configurações.