Evernote: CRM + Material de Referência (gestão de clientes). | Ep. 207.

Na videoaula de hoje compartilho com você a combinação de duas dicas. Foi algo que recentemente recomendei para um dos meus clientes e que pode ser útil para você também.

O plano é combinar o uso de etiquetas do Evernote com a ideia do Caderno para CRM e o recurso de criação de Índice de Notas usado para coleta e criação de Material de Referência. Parece confuso? Não se apavore, está tudo descrito abaixo e também detalhado na videoaula.

A ideia surgiu quando eu auxiliava um escritório de Arquitetura. Eles já tinham o hábito de usar o Web Clipper para coletar online imagens de fachadas, entradas e outros elementos de casas que funciona como uma espécie de catálogo para ajudar clientes a visualizarem exemplos.

O primeiro passo foi separar estes elemento coletados por etiquetas. Desta forma quando o foco é a discussão da fachada, basta filtrar por fachada e mostrar todas elas para o cliente. A propósito é uma excelente oportunidade para usar o Modo de Apresentação.

+ Como criar uma apresentação de slides com Evernote.
+ Videoaulas a respeito do Web Clipper.
+ Evernote: Etiquetas ou Cadernos?

A medida que o cliente vai se interessando por este ou aquele exemplo, basta incluir na nota uma nova Etiqueta com o nome do cliente. Desta forma será possível filtrar todas as referências daquele cliente quando chegar a hora de trabalhar no projeto.

Concluído os trabalho, minha sugestão foi apagar a etiqueta com o nome do cliente para que isto não gere um enorme acúmulo de etiquetas no futuro. Mas antes de fazer isso é importante separar e guardar as referências escolhidas pelo cliente.

Cada nota do Evernote tem um link interno que aponta para ela. Portanto, basta filtrar todas as notas daquele cliente, selecionar todas elas, usar a combinação ctrl + c (Windows) ou cmd + c (Mac) e depois colar em um ponto específico da nota de CRM.

O Evernote criará um link para cada uma das notas com o respectivo título. E mesmo que não use o Evernote para o seu CRM, é possível também incluir estes links no Trello ou outro aplicativo.

O que você achou desta combinação de dicas? Conhece alguém que é gerente ou proprietário de uma pequena empresa e que pode precisar de fazer algo assim? Compartilhe este conteúdo usando um dos botões abaixo. E se você tem algo a acrescentar, por favor deixe seus comentários para ajudar outras pessoas.

 

O dilema existencial da Evernote (opinião).

Eventualmente ouço algumas pessoas dizendo que por conta deste ou daquele acontecimento, a empresa Evernote vá falir. Até o momento não concordei com nenhuma das teorias catastróficas que ouvi.

Não me parecem fazer sentido. Mas há algo que nunca vi ninguém mencionar e que considero sim um risco.

Pense comigo... Apesar das diferenças entres os aplicativos Apple Notas, Google Keep e OneNote, os três têm algo em comum. Eles pertencem a empresas sólidas e rentáveis. Muito rentáveis, eu diria.

Já o aplicativo Evernote é o único serviço da empresa Evernote. Portanto, o aplicativo precisa produzir receita suficiente para pagar os custos e gerar lucro.

Existem também os produtos (mochilas, Moleskine etc.) que, segundo o antigo CEO, Phil Link, geravam na ocasião do lançamento uma boa receita para a empresa. Algo que ele disse na época e que achei muito interessante é que uma grande parcela dos que estavam comprando os produtos eram usuários gratuitos do aplicativo e que estava sendo a primeira vez que geravam algum tipo de receita para a empresa.

E já que estamos no tema, é importante dizer que a loja deixou de existir no site da empresa, mas os produtos continuam a venda em parceiros como a Amazon.

+ Foto da loja em visita a sede da Evernote.

Onde quero chegar, Apple, Google e Microsoft podem se dar ao luxo de dar gratuitamente seus aplicativos de notas e a Evernote (empresa) não pode fazer isso. A estratégia deles sempre foi freemium. Ou seja, nós podemos experimentar o aplicativo gratuitamente, mas se precisarmos de mais recursos, temos que pagar.

É uma estratégia que tem seus riscos a longo prazo, mas há uma vantagem, o foco. Se a Evernote (empresa) souber aproveitar isso e focar na qualidade do aplicativo, certamente vai se destacar e continuar crescendo, mesmo que seja em um nicho. 

Mas gostaria de ouvir a sua opinião. Você paga pelo Evernote? Por que? Gostaria de saber a opinião, em especial, daqueles que usam e pagam pelo Evernote mesmo tendo a sua disposição o OneNote.

Por favor, deixe seus comentários para ajudar outras pessoas. Mas não vamos brigar. Não é uma competição, estou apenas curioso.

 

Evernote para Material de Referência & Estudo (educação).

Conforme mencionei no meu último vídeo, minha percepção é de que o Evernote está cada vez mais voltando às origens. Não é algo necessariamente ruim.

Ao contrário, pode ser muito bom se você souber usar isto a seu favor. Por exemplo, você pode usar aplicativo e seus recursos para coleta de conteúdo online que servirá para estudo ou consultas futuras.

Imagine que esta estudando para um concurso público, prova ou alguma certificação e que além do material oficial você precisa também ter sempre à mão todo conteúdo extra que conseguir encontrar. Não seria interessante criar livros ou apostilas personalizadas para estudar?

Na videoaula de hoje explico como é possível usar três recursos do Evernote para criar seu próprio material de referência na forma de conteúdo personalizado.

  1. O Web Clipper servirá para coletar tudo relacionado ao tema.

  2. Com a ajuda do Índice de Notas criaremos um índice dinâmico e interativo que você pode ajustar ou mudar a qualquer momento.

  3. E finalmente usaremos o recurso de ligação de notas do Evernote para interligar e navegar entre conteúdos relacionados.

O Evernote se adapta facilmente a diversas necessidades e realidades, mas sua forma simples de coletar e organizar conteúdo aliada a uma busca poderosa, me faz crer que ele é uma excelente ferramenta para estudar e por isso já publiquei vários vídeos a este respeito.

Para assistir todos eles, vá até: http://vladcampos.tv/edu.

O que você achou das explicações que mostro no vídeo? Conhece alguém que pode precisar de ajuda para coletar e organizar conteúdo para os estudos? Compartilhe estas explicações usando um dos botões abaixo. E se você faz algo diferente, por favor, deixe seus comentários para ajudar outras pessoas.