Google Tarefas vale a pena (opinião) | 238

Não gosto muito de gravar este tipo de vídeo, mas depois da última Live recebi algumas mensagens pedindo mais informações a respeito do Google Tarefas e resolvi gravar compartilhar minha experiência e opinião.

O plano hoje é filosofar um pouco a respeito do como o Google Tarefas pode ser útil para um determinado grupo de pessoas e como é que andei experimentando ele nos últimos dias.

Como você já deve saber, uso o Kanban para lidar com meus afazeres pessoais e profissionais e um aplicativo que existe para gerenciar tarefas não faz muito sentido no meu workflow. Principalmente quando o aplicativo tem funcionalidades tão básicas. O que eu fiz em nome do Canal foi levar diariamente para lá as atividades do meu dia para experimentar as funcionalidades.

Vamos começar pelas vantagens. O Google Tarefas existe como aplicativo para Android e iOS e está presente no novo Gmail e novo Google Agenda e obviamente todos eles estão sempre em sincronismo.

As datas de conclusão já aparecem no Google Agenda, desde que você mude de Lembretes para Tarefas (veja como no vídeo). Mas ainda não aparecem do App Google Agenda para telefones ou tablets.

A partir do Gmail é possível arrastar um email para a barra lateral de tarefas e, dessa forma, estabelecer uma data para a resposta. Funciona como uma espécie de acompanhamento do caso. Mas, também não é possível fazer algo similar no App para telefones e tablets.

Já em termos de configuração, o serviço é bastante simples. Basicamente você pode criar diferentes listas para suas tarefas e ordená-las manualmente ou por data de conclusão. Mas surpreendentemente não é possível reordenar as listas. Elas aparecem no aplicativo de acordo com a ordem de criação e assim ficarão.

Cheguei a recomendar o uso do Google Tarefas para alguns clientes que buscavam apenas um local para tarefas super-rápidas do tipo ligar para o fulano, responder o email "x" ou pagar algo fora do rotineiro.

A melhor analogia que imaginei foram aquele papeizinhos que algumas pessoas mantêm espalhados por toda a mesa. E acredito que ele pode funcionar bem para esse tipo de tarefas bem básicas, especialmente se ele permanecer aberto na lateral do Gmail e Google Agenda.

E você, o que acha? Faz sentido usar o Google Tarefas? Chegou a experimentar? Qual é a sua opinião a respeito do aplicativo?

 

2 Power-Ups do Trello trabalhando juntos | 237

Você já deve estar cansado de me ouvir falar no Power-Up Campos Personalizados, não é mesmo? É definitivamente um dos meus favoritos porque ele amplia a capacidade organização e visualização de elementos nos Quadros do Trello e funciona muito bem com outros serviços como o Zapier.

No vídeo de hoje demonstro justamente uma das possíveis integrações, no caso, com um outro Power-Up. O Number Stats fica de olho nos campos numéricos criados pelo Campos Personalizados e monta um conjunto de informações importantes para serem apresentadas quando você precisar.

Dica: assista até o final porque compartilho também um pequeno truque para aumentar usa produtividade no Trello.

É possível saber qual o número de cartões com aquele campos preenchido, qual o total e média considerando os valores apenas nos cartões com algum valor. E o melhor é que a informação é mostrada separada por nome de Campo Personalizado.

Por exemplo, no meu caso, tenho dois campos para números no meu Quadro de Mentorias. Um com informações de propostas enviadas e outro para quando o aluno se torna meu cliente.

Com um simples clique (assista o vídeo para entender melhor), posso saber quantas propostas tenho em andamento, qual o valor total, a média e ao mesmo tempo ter acesso a esse tipo de informação também para os cartões que representa clientes que já pagaram e que estão com a mentoria em andamento.

E você, pensou em algo para fazer com estes dois Power-Ups trabalhando juntos? Por favor, deixe um comentário e clique abaixo para compartilhar este conteúdo com um amigo.