Evernote para organizar a pintura da casa (reorganizando) | 264

Se você me acompanha no Twitter ou Instagram deve ter visto uma foto minha com pincel na mão e pronto para pintar a sala da minha casa. Calma, não se preocupe, não pretendo publicar um vídeo ensinando pintura.

Meu objetivo é explicar como uso o Evernote para guardar uma série de referências da minha casa como a planta, tipo de piso, cor da parede e como tudo isso me ajuda saber quanta tinta preciso comprar para pintar um cômodo ou se um móvel que vejo em uma loja caberá em determinado espaço ou não.

A propósito, existe uma Playlist no Canal com vídeos explicando como organizo ou reorganizo minhas informações no Evernote. Para assistir os outros vídeos, visite: vladcampos.tv/reorganizando.

Mantenho no aplicativo um Caderno chamado "Casa". Nele vou anotando e armazenando aos poucos todo tipo de informação relacionada a espaços e itens que estão dentro da minha casa. De marca e modelo dos computadores, cartucho da impressora, referência de determinadas lâmpadas, código da cor da tinta da parede, medidas, planta etc.

Nunca parei para criar este inventário. Pessoalmente acho menos trabalhoso ir fazendo a medida que as coisas vão acontecendo.

Seguindo a dica do vídeo "Cuidado com o monstro do inbox", vou guardando no Caderno imediatamente aquilo que estou comprando ou mudando na casa. O código da nova tinta que usei recentemente na sala é um bom exemplo. Antes mesmo de começar a pintar, peguei o telefone, abri o Evernote e fotografei a lata.

Guardar na hora significa menos trabalho para depois e uma garantia de que você terá aquela informação quando precisar. E tenho certeza que você já precisou de medidas e outras referências nas mais inesperadas situações.

Que tal começar a criar seu Caderno? Assista o vídeo e coloque a ideia em prática. Definitivamente todos precisam de um Caderno "Casa". Gostou da dica? Por favor, clique nos ícones abaixo e compartilhe com os amigos.

Pauta criada e editada no Evernote e vídeo editado e publicado usando o WeVideo.
Seja um membro, tenha acesso a conteúdo exclusivo e ajude a manter o Canal.

 

Como formatar texto no Trello (negrito, itálico etc.) | 263

A caixa de texto que está presente em cada Cartão do Trello pode ser usada para descrever uma atividade, realizar anotações em reuniões ou incluir qualquer outro tipo de informação.

E apesar de não existir uma barra com elementos para formatar o texto, é possível, sim, formatar e melhor a aparência do conteúdo digitado. Quer saber como? Assista o vídeo de hoje.

O Trello é compatível com a linguagem Markdown. Se já sabe do que estou falando, pode parar por aqui e começar a experimentar lá no aplicativo. Se faz parte do grupo que não tem a menor ideia do que vem a ser Markdown, não se preocupe com a terminologia, vamos direto para a prática.

No vídeo de hoje você poderá ver os exemplos, mas basicamente o que precisa fazer é usar um conjunto de caracteres para formatar o texto. Por exemplo, para criar o itálico, coloquei um asterisco antes e depois da palavra ou frase. Para o negrito, utilize dois asteriscos.

É possível também montar títulos usando o sinal de hashtag. Incluir um de cada lado da palavra ou frase criará um título com maior tamanho possível. Dois ou três hashtags, respectivamente, diminuirão o texto. Para listas, utilize asterisco antes dos itens ou números seguidos de um pontos.

Uma linha horizontal pode ser criada com três sinais de subtração. Já os links aparecem com colchetes e parenteses, conforme demonstrado no vídeo. E finalmente é possível riscar palavras ou frases inteiras colocando dois sinais de til antes e depois do conteúdo.

As formatações de texto funcionam no campo de descrição, comentários ou perfil do Trello. Portanto, minha sugestão é que passe a formatar seus textos para que a mensagem seja melhor compreendida.

Gostou dessa dica? Por favor, clique nos ícones abaixo e compartilhe com os amigos e colegas de trabalho.

Pauta criada e editada no Evernote e vídeo editado e publicado usando o WeVideo.
Seja um membro, tenha acesso a conteúdo exclusivo e ajude a manter o Canal.

 

Trello: TODOS os QUADROS na AGENDA (via Planyway) | 262

Já precisou ver todas as suas datas de conclusão de todos os seus Quadros do Trello em um único calendário sincronizado com o Google Agenda?

E que tal controlar o progresso de atividades dos membros de um Time? Tudo isso e mais é possível com o Planyway, uma extensão e Power-Up para o Trello.

Ao entrar no site da empresa você verá que estão sugerindo a instalação da extensão. O Power-Up aparece apenas na relação de parceiros do Trello e a única informação que encontrei a respeito dele no site da Planyway foi que estão unificando as funções do Power-Up e Extensão.

Na prática o que notei foi uma pequena diferença no design das duas versões e pessoalmente preferi a extensão, que é o que demonstrarei no vídeo de hoje.

Para instalar, siga os passos que seguiria para qualquer Extensão do Chrome e um calendário aparecerá dentro do Quadro que você escolheu durante o processo de instalação. A diferença em relação ao calendário que existe no próprio Trello são as várias alternativas de visualização e manipulação das informações, que demonstro em detalhes no vídeo.

Você pode arrastar cartões do Quadro para dentro do calendário e mover os cartões para posições diferentes dentro do calendário para modificar as respectivas datas de conclusão.

O diferencial em relação ao calendário do Trello está no controle fino. Ao lado direito da palavra Board há três pontos. Clique neles e verá outros Quadros. Basta escolher um ou mais deles para ver todas as datas na mesma agenda.

E não é tudo! Logo acima da palavra Board existe uma chave para ligar a integração com o Google Agenda. O Planyway realizará o sincronismo com seu Google Agenda e dependendo da sua conta, você poderá também mover os cartões no Google Agenda e isso será refletido no Trello.

E finalmente existem filtros que você pode usar para ver apenas cartões que são de sua responsabilidade. E claro, a janela do Planyway (calendário) pode ficar aparente ou escondida. Basta clicar no link que aparece no topo do Quadro.

Existe uma conta gratuita e três pagas e os recursos disponíveis variam entre as contas. A conta mais cara é a que permite um controle do progresso dos membros do seu time e será assunto de um vídeo específico. Por ora, experimente o Planyway e se você conhece alguém que precisa deste tipo de integração, por favor, utilize os ícones abaixo e envie o vídeo para ele ou ela.

Pauta criada e editada no Evernote e vídeo editado e publicado usando o WeVideo.
Seja um membro, tenha acesso a conteúdo exclusivo e ajude a manter o Canal.